Embaixador Rashad Novruz, reúne jornalistas para festejar a data e conhecer a História do país
O Embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, ofereceu, nesta quinta-feira (11), um jantar em homenagem ao centenário de nascimento de Heydar Alirza oglu Aliyev, o líder nacional do povo do Azerbaijano. “Aliyev, ocupa um lugar na história do estado do Azerbaijão e na memória do povo para sempre, ele trabalhou muito para ver sua nação feliz e próspera, e dedicou sua vida a isso”, disse o embaixador. O diplomata comemorou ainda os 30 anos de relações diplomáticas com o Brasil.
Em sua fala, Rashad Novruz explicou que 14 de julho de 1969 é um dos dias marcantes na vida do povo daquela nação. “Como o líder nacional ele moldou a história moderna do Azerbaijão e como garantiu a salvação do país nos momentos mais sombrios de sua independência”, relatou. Heydar Aliyev foi o primeiro azerbaijano nomeado presidente do Comitê de Segurança do Estado do Azerbaijão, eleito membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da República Soviética do país.
O embaixador disse à imprensa que o líder azerbaijano “enfrentou a tarefa de reformar substancialmente a economia do país, transformando-o em um país industrial com tecnologia moderna, tornando Baku mais bonita, revivendo o interior do Azerbaijão e melhorando as condições sociais, culturais e a educação do povo”. Como exemplo Novruz citou a abertura de novas empresas industriais, escolas superiores, bibliotecas, museus e teatros na capital Baku, e nas cidades de Sumgait, Nakhichevan e outras. A produção de vinho e algodão, segundo o diplomata, atingiu seu pico.” Foi uma dinâmica de desenvolvimento sem precedentes no mundo”, afirmou.
Em sua fala, Novruz disse que a partir do segundo semestre de 1993, mudanças radicais ocorreram na política externa do Azerbaijão. “A princípio, o Azerbaijão determinou seu lugar no sistema de relações internacionais, suas prioridades de curto prazo, direções e principais contatos estratégicos com os países europeus, os Estados Unidos, os novos estados independentes, os estados turcos e a Turquia, o mundo muçulmano, o Irã, a Ásia, África e América do Sul”, relatou Segundo o diplomata, uma das conquistas mais importantes da política externa conduzida por Heydar Aliyev foi a afiliação do Azerbaijão ao Conselho da Europa e a integração na família europeia no início de 2001.
Relações bilaterais – Em dezembro de 1991, o Brasil reconheceu a independência do Azerbaijão após a dissolução da União Soviética. Em outubro de 1993, ambas as nações estabeleceram relações diplomáticas. Em 1995, durante a 50ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, o presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso conheceu o então presidente do Azerbaijão, Haydar Aliyev.