Trata-se do resultado da normalização das relações entre os dois países. O voo EY 9607 de Abu Dhabi pousou em Tel Aviv na manhã desta segunda-feira e transportará profissionais israelenses do setor de turismo aos Emirados Árabes Unidos para uma visita de dois dias, disse à AFP Liza Dvir, porta-voz do Ministério dos Transportes de Israel.
“Hoje escrevemos história. A Etihad se tornou a primeira empresa do Golfo a fazer um voo de passageiros para Israel. E isso é apenas o começo”, disse a Etihad Airways em mensagem em sua conta no Twitter. No domingo, Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em realizar 28 voos semanais entre os dois países, disse Dvir, que não especificou quando o acordo entrará em vigor.
Israel assinou acordos em 15 de setembro para estabelecer relações com os Emirados e Bahrein, pactos alcançados com a mediação norte-americana. Os dois Estados do Golfo tornaram-se assim os primeiros países árabes a normalizar as suas relações com Israel depois do Egito (1979) e da Jordânia (1994). O primeiro voo comercial direto entre Israel e os Emirados aconteceu no final de agosto, com uma delegação oficial israelense a bordo. Em 23 de setembro, um voo israelense pousou no Bahrein.