Súsan Faria/ Liz Elaine Lôbo
Cerca de 400 pessoas, entre embaixadores, diplomatas, parlamentares e representantes do Ministério das Relações Exteriores, estiveram na Embaixada da Índia, em Brasília, nessa terça-feira (15), para comemorar os 70 anos de liberdade daquele país. Os indianos se tornaram independente da Inglaterra, em 15 de agosto de 1947. Na oportunidade, o embaixador Sunil Lal deu as boas vindas aos convidados e falou sobre as realizações do seu país. “Estamos orgulhosos dos nossos avanços científicos e tecnológicos”, disse.
De acordo com dados divulgados sobre o país, o crescimento do mercado tecnológico na Índia – e principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de software – tem sido espetacular nos últimos anos. Os investimentos triplicaram chegando aos 52 bilhões de dólares. A agência de notícia ANSA divulgou, em fevereiro, que aquela nação bateu um recorde mundial e colocou 104 satélites em órbita com apenas um foguete, lançado pela agência espacial do país.
O embaixador Sunil Lal destacou ainda que Brasil e Índia são parceiros estratégicos desde 2006: “Nossas relações são calorosas”, afirmou. Segundo ele, a Frente Parlamentar Brasil – Índia tem 200 parlamentares que estão trabalhando por novas parcerias bilaterais. O diplomata, em seu discurso, iniciou a divulgação do Festival da Índia com eventos culturais em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, de 31 de agosto a 10 de setembro. Maiores informações serão, de acordo com Sunil Lal, disponibilizadas no site embaixada.
O diplomata ressaltou ainda que está feliz porque a yoga está se tornando uma prática popular no Brasil. A Embaixada da Índia abre suas portas três vezes por semana para os brasilienses para a prática das tradicionais disciplinas físicas e mentais, gratuitamente.
Marcos Galvão, representando o Ministério das Relações Exteriores do Brasil no evento, afirmou que a Índia tem tradição de tolerância e caráter multiético. “Em 2014, nosso comércio com a Índia chegou a 11,4 bilhões de dólares. Há muitas complementaredades econômicas entre os dois países”, comentou. Em seguida, foram servidos salgados e bebidas indianas.
Os arredores da Embaixada estavam iluminados com as cores da bandeirada Índia. Pela manhã, também houve outra solenidade com hasteamento da bandeira daquele país, da qual participaram os membros da comunidade indiana em Brasília. Foram jogadas pétalas de flores na sede diplomática para lembrar a data nacional.
História – A independência da Índia, 15 de agosto de 1947, foi o resultado de um processo que se iniciou com o Quit India Movement, em agosto de 1942, liderado por Mahatma Gandhi. O país, porém, ainda enfrentava forte tensão entre os grupos religiosos rivais e se fragmentou em dois, a Índia propriamente dita e o Paquistão, sendo que este estava geograficamente dividido em Oriental e Ocidental, com um enclave indiano entre ambos.
A violência religiosa não cedeu, o que levou a um dos mais lamentados fatos da história, o assassinato de Gandhi, em 1948, por um radical hindu. Na mesma época a ilha de Ceilão, localizada a sudeste do país, tornou-se independente, vindo a ser nomeada Sri Lanka, assim como o Paquistão viera a formar um novo País em 1971, Bangladesh.
Atualmente ainda existem alguns conflitos no país, mas em menor escala do que os que aconteceram anteriormente. Outras religiões foram surgindo, como o budismo, e o clima foi se tornando mais ameno com o passar dos anos.
Resumo cronológico da Independência da Índia
- 1858 – Revolta dos Cípaios, culminando na coroação da Rainha Vitória como imperatriz dos indianos;
- 1920 – A partir desta data Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nerhu começam a liderar o movimento de independência;
- 1947 – Os Ingleses reconhecem a independência da Índia;
- 1949 – Gandhi é assassinado devido a divergências religiosas;
- 1971 – O Paquistão vem a se formar um novo país, Bangladesh.