A XXVII Avaliação Nacional de Vinhos, safra 2019, aconteceu no dia 28 de setembro de 2019, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS, promovido pela Associação Brasileira de Enologia.
Trata-se do maior evento do gênero no mundo, que a cada ano tem mais adeptos, onde mais de mil pessoas degustam dezesseis vinhos selecionados, entre quase 350 amostras de 47 vinícolas de oito regiões produtoras: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e na Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra (RS).
Esse evento acontece desde 1993 e não é um concurso. É, de fato, uma degustação da seleção já feita anteriormente, às cegas, por enólogos, que seguem as normas internacionais de avaliação.
Funciona assim: a cada amostra de vinhos apresentada, todos os participantes registram em uma ficha individual suas percepções visuais, olfativas e gustativas, para, em seguida, compará-la com a média dos 16 degustadores convidados.
Esses 16 degustadores convidados comentam suas impressões e formam a mesa de honra. São especialistas, jornalistas, escritores, enólogos, enfim, pessoas de influência e formadores de opinião no mundo dos vinhos.
E um dos pontos mais admirados do evento é o primoroso e exemplar serviço feito por alunos do curso de Enologia da cidade. Eles entram perfilados, se dividem por entre as mesas e servem, ao mesmo tempo, todos os apreciadores presentes. Neste ano, foram abertas 1.440 garrafas no total.
Para participar não é necessário ser um sommelier, bastando para tanto, ser um apreciador de vinhos. Neste ano, estiveram por lá pessoas de oito países (Antilhas Holandesas, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Uruguai) e de onze estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal. E um dado interessante: 40% do público presente na 27ª Avaliação Nacional de Vinhos, safra 2019, era formado por mulheres, e lá estavam em peso as confreiras Amigas do Vinho, vindas de todo o Brasil.
A Associação Brasileira de Enologia foi criada em 1976 e tem como objetivo a promoção do vinho brasileiro e a valorização dos profissionais do vinho. Tem forte representatividade no setor vitivinícola e é reconhecida internacionalmente pela sua credibilidade e seriedade na realização de eventos técnicos.
“A Avaliação Nacional de Vinhos é um evento com vários braços. Com ela, temos nossa maior ação de promoção do vinho brasileiro. É um momento único que coloca na taça muito mais do que vinho”, destaca o atual presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
A seguir, listamos as 16 amostras degustadas na Avaliação Nacional de Vinhos, safra 2019, divididas por categorias:
Categoria Vinho Base Espumante:
Chardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)
Chardonnay – Domno do Brasil – Garibaldi (RS)
Chardonnay / Pinot Noir – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)
Categoria Branco Fino Seco Aromático:
Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre – Campestre da Serra (RS)
Moscato Giallo – Sociedade de Bebidas Panizzon – Flores da Cunha (RS)
Categoria Branco Fino Seco Não Aromático:
Verdejo – Vinícola Terranova – Casa Nova (BA)
Chardonnay – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)
Chardonnay – Vinícola Almadén – Santana do Livramento (RS)
Categoria Tinto Fino Seco:
Merlot – Casa Perini – Farroupilha (RS)
Cabernet Franc – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)
Ancellotta – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança – Flores da Cunha (RS)
Tannat – Família Bebber – Flores da Cunha (RS)
Merlot – Vinícola Miolo – Bento Gonçalves (RS)
Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)
Tannat – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)
Categoria Vinho Tinto Fino Seco Jovem:
Merlot – Guatambu – Dom Pedrito (RS)