Ministro participa de encontro com líderes de entidades e diplomatas árabes
O ministro de Relações Exteriores e Expatriados do Estado da Palestina, Riyad Al-Maliki, se reuniu, no sábado, 31 de dezembro, com o embaixadores árabes no Brasil. O encontro ocorreu na sede da Embaixada da Palestina em Brasília, onde Al-Maliki está desde o dia 30, para a posse do presidente Lula, representando o presidente palestino Mahmoud Abbas.
Embaixadores e o ministro palestino plantaram, também, uma oliveira nos jardins da Embaixada do Estado da Palestina, uma tradição instituída pelo embaixador palestino, Ibrahim Alzeben. Considerada símbolo da Palestina e elevada a representação da resistência do povo palestino, a oliveira passou a integrar quase que um protocolo na sede diplomática palestina no Brasil. Todas as autoridades que a visitam são convidadas ao seu plantio.
Além dos embaixadores árabes, tomou parte da reunião e das demais atividades, encerradas com almoço na residência oficial do embaixador palestino, o chefe da Missão Permanente da Liga dos Estados Árabes no Brasil, embaixador Qais Maurof Shqair.
Al-Malki falou da situação na Palestina e do quadro internacional para os embaixadores do Marrocos, da Argélia, da Líbia, da Jordânia, do Egito, do Bahrein, da Arábia Saudita e do Catar, bem como aos encarregados ee negócio do Iraque, dq Mauritânia e da Tunísia.
O presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah, sua vice, Fátima Ali, mais dois diretores da entidade e o secretário-geral da COPLAC – Confederação Palestina Latino-americana e do Caribe, Emir Mourad, tomaram parte do plantio da oliveira e do almoço oferecido por Alzeben.