Maior parceiro comercial deste país na América Latina, a Áustria comemora sua data nacional em 26 de outubro e desde então vem se desenvolvendo com base nos desenvolvimentos políticos e econômicos do país após a Segunda Guerra Mundial. Em Brasília, a festa foi na sede da embaixada. O embaixador Stefan Scholz celebrou com uma recepção na qual o príncipe Dom Gabriel José de Orleans e Bragança foi o convidado especial. O Brasil é o maior parceiro comercial da Áustria na América Latina. Desde 2007, o comércio bilateral entre os países duplicou, atingindo o maior montante em 2011.
O Dia Nacional da Áustria é celebrado anualmente em 26 de outubro, quando o parlamento austríaco aprovou a lei constitucional sobre a neutralidade permanente. A data é comemorada desde 1965, quando o país Áustria recuperou sua plena soberania. A Áustria, após a guerra, foi dividida em quatro zonas (tal como a sua capital, Viena) pelas forças aliadas (União Soviética, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França). Depois de um longo período negociações para a formação de um Estado independente, foi assinado na primavera de 1955 o «Tratado Estatal Austríaco”.
Em seu discurso, o embaixador Stefan Scholz falou das históricas e excelentes relações bilaterais e lembrou que “a Áustria reconheceu a independência do Brasil, estabelecendo relações diplomáticas completas imediatamente, tornando-se o segundo país, após Portugal a fazê-lo”. Segundo o diplomata, a Áustria e o Brasil compartilham uma duradoura e sólida parceria iniciada há 442 anos, o que proporcionou um histórico de relacionamento em diversos setores. “Nos últimos anos, as relações bilaterais e econômica entre os países se desenvolveram significativamente, com destaque para o intercâmbio de visitas de alto escalão e crescimento do volume comercial”, completou Scholz.