A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) promoveu a 10ª edição do Festival Gastronômico e Cultural no dia 22 de junho de 2019, na sede da embaixada da Indonésia, em Brasília/DF, com a participação das embaixadas da Malasia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã.
Enriqueceram o evento as diversas apresentações culturais como danças, músicas, artes visuais e as temidas e invejadas artes marciais. Destaque aqui para a apresentação do Muay Thai, luta originária da Tailândia criada há dois mil anos; além do concurso “O que você sabe sobre a ASEAN?” que presenteou cada um dos acertadores das muitas perguntas sobre cada país ali representado. Ah, os Senhores Embaixadores chancelaram as respostas corretas.
Esses eventos culturais têm como objetivo promover e divulgar as diferentes culturas dos países que compõem o Sudeste Asiático, estimulando o processo sócio-cultural, exibindo orgulhosamente as tradições milenares que se mantêm vivas até hoje e o atrativo trade turístico com lugares exóticos e encantadores, exibidos nas TVs em cada tenda.
Evento concorrido, com muita gente simpática e grandes filas para comprar as comidinhas da culinária e bebidas típicas. De Singapura veio o Chilli Crab (caranguejo em molho picante). A Embaixada da Indonésia trouxe o açulador suco de coco com raspas do coco fresco e pedacinhos de gelatinas e de abacate. Oh delícia!
Não posso deixar de falar do coquetel Singapore Sling criado em 1915 pelo Ngiam Tong Boon, no bar do Hotel Raffles em Singapura. Diz a história que naquela época as mulheres não podiam consumir bebidas alcoólicas em público quando o barman Ngiam contornou esse tabu, misturando a Gim, licor de cereja, licor Dom Benedictine, licor de laranja Cointreau, suco de abacaxi, suco de limão, Angostura e o Grenadine que deu à mistura um atraente tom rosado, tornando o Singapore Sling o coquetel mais popular entre as mulheres por lá.
Em cada mesa havia uma cestinha de cortesia com a sobremesa tradicional da Malásia, o Kuih Tepung (bolos de arroz de coco). Doce elaborado de farinha de arroz com cobertura cremosa de leite de coco e açúcar, envolto em folha de bananeira.
Aguardaremos a próxima edição em 2020.
Gastronomia e cultura dos países que compõem o sudeste asiático muito bem comentado pela presidente da Confraria Amigas do Vinho de Brasília. Parabéns Rachel pelo interessante texto.
Fiquei com água na boca, pensando no Kuih Tepung seu sabor e apresentação na folha de bananeira?!!!!