Os presépios de natal têm sua origem nas “montagens vivas” que São Francisco de Assis recriou há quase 800 anos. Para manter essa importante da tradição de Natal mexicana, o embaixador recebeu convidados para a inauguração do cenário do nascimento de Jesus, no dia 13 de dezembro, em Brasília. Além da equipe da embaixada, diplomatas e crianças participaram do evento em que foram oferecidas comidas e bebidas típicas, como tequila, ponch, guacamole e tacos.
Em sua fala, ele contou que o primeiro presépio vivo foi encenado em meados de 1223. “Ajudado por outros clérigos, São Francisco de Assis construiu uma casa de palha, um portal e uma manjedoura e convidou todos os habitantes locais a participar de um jantar com Maria e José, o menino Jesus recém-nascido, os pastores e até um boi e um burro”, explicou Rojas. O presépio mexicano recebeu as bênçãos católicas.
Com a conquista espanhola, os frades usaram os costumes de Natal para evangelizar os nativos das Américas. “Os presépios tiveram um papel muito importante, já que os povos originais dessas terras aprenderam a produzir essas belas figuras. Artesanato ainda preservado até os dias de hoje”, disse o embaixador.
Tradições – As crianças tiveram direito a quebrar a “piñata”, que possui sete pontas representando os pecados capitais. As mais tradicionais são feitas de barro. O bastão com que ela é quebrada é a força com que se vence o mal e os olhos vendados representam a fé cega em Deus. Por último, os frutos e doces que recheiam a “piñata” são a recompensa por vencer o mal, a benção conquistada.
Em dezembro, os mexicanos também comemoram outra tradição de “La posada” iniciada em 1856, dedicada a comemorar os nove dias de peregrinação de Maria e José de Nazaré a Belém em busca de um local para nascimento do menino Jesus. ”Hoje em dia esta representação é feita entre familiares e amigos com cações tradicionais mexicanas, comida típica e bebidas como o “ponche” que vocês vão degustar hoje”, explicou o embaixador Rojas.
História – Do dia 16 a 24 de dezembro, as famílias mexicanas se revezam entre si para comemorar uma posada toda noite. Cada noite a posada é realizada em uma casa diferente. Durante a posada, dois grupos são criados: os anfitriões e os peregrinos (los Peregrinos). Segurando velas, os dois grupos cantam: As posadas são festas recheadas de muita diversão, comida e bebida autênticas.
Além de distribuir presentes, como vimos, no Natal os mexicanos relembram os difíceis momentos que antecederam o nascimento de Jesus. Devido a forte influência católica herdada da Espanha, o México carrega fortemente as tradições religiosas. Então, para eles o Natal é um feriado extremamente religioso, é um período para honrar o nascimento do salvador.