Ação fez parte da programação Projeto Conexão Berlim-Brasília e trouxe a obra de Karl Marx
Os artistas visuais berlinenses Various & Gould marcaram presença nas atividades do projeto Conexão Berlim-Brasília. A dupla deixou sua marca na pintura realizada na parada de ônibus em frente ao Sesc 504 Sul, no último sábado (15).
O conceito que os artistas desenvolveram foi marcado pelo 200º aniversário de Karl Marx e a intervenção urbana mostrou a relação entre homem e trabalho. Marx, como pessoa, não apareceu na imagem, mas ao invés disso, sua análise científica das relações de emprego e processos de produção serviram de inspiração para o jogo metafórico, com partes do corpo e elementos de máquina.
Além da intervenção artística, Various & Gould ministrarão a oficina “Face Time”, nos dias 18 e 19 de setembro. Os encontros são voltados para adolescentes da escola EduSesc – com diferentes técnicas de impressão e de colagem. Todas as apresentações fazem parte do projeto “Conexão Berlim-Brasília”, uma realização do Goethe-Zentrum Brasília e da Embaixada da Alemanha em parceria com o Sesc-DF.
Na cena pulsante do grafite alemão que surgiu o trabalho da dupla de artistas berlinenses que trabalham juntos desde 2005. Depois de estudarem na Escola Superior de Arte Berlin-Weissensee (KHB), os artistas se formaram sob a tutela do professor Alex Jordan (coletivo Grapus), em 2010.
Various & Gould são conhecidos por se reinventarem constantemente. De maneira lúdica e intuitiva, a dupla geralmente lida com temas sociais atuais, como trabalho, migração, gênero, morte, religião ou crise financeira. Cores vivas combinadas com tipografia e mensagens criptografadas são as características de seu trabalho, que tem influência das artes gráficas de cartazes políticos, Dada e Pop Art.
Além da mostra da presença de Various & Gould, o público brasiliense poderá conferir no Sesc da 504 Sul a mostra “Berlim – Cenas Urbanas” do fotógrafo brasiliense Alexandre Bastos, e assistir às produções alemãs “Victoria” e “This Ain’t California”, no dia 19 de setembro, às 19h. Os filmes são legendados e tem entrada franca.