Centro de artes cênicas da Coreia faz show único em Brasília e encanta o público
A embaixada da Coreia promoveu, no dia 28, um espetáculo de arte cênicas clássicas para comemorar os 60 anos da imigração coreana no Brasil. A apresentação, no Teatro Plínio Marcos, foi feita por cerca de 40 artistas do Centro Nacional Gugak, composto por quatro grupos de performance musical. O embaixador da Coreia Lim Ki Mo, anfitrião do evento, recebeu os convidados que, antes do show, puderam saborear pratos da gastronomia do país.
A apresentação foi dividida em seis encenações com músicas de tambor, dança do leque, dança dos monges, música instrumental, canções folclóricas e uma performance de percussão, dança e elementos teatrais. O colorido, o sincronismo e os trajes típicos da arte musical tradicional coreana encantaram o público que aplaudiu de pé os artistas.
O Centro Nacional Gugak, referência em artes cênicas clássicas coreanas, foi fundado em 1951, durante a Guerra da Coreia (1950-1953). Composto atualmente por quatro grupos musicais, apresenta performances com o intuito de recriar as músicas e danças folclóricas da antiga corte para a linguagem moderna dos dias atuais.
História – Em fevereiro de 2023, celebram-se 60 anos da imigração coreana ao Brasil. O primeiro grupo de 109 pioneiros partiu de Busan, em 1962, aportando em Santos, em fevereiro de 1963. O contingente de coreanos estabelecidos principalmente na cidade de São Paulo é estimado atualmente em 50 mil pessoas.
Em 2023, Brasil e Coreia do Sul comemoram 64 anos de relações diplomáticas. Atualmente, a Coreia possui cerca de 120 empresas no Brasil, com investimentos da ordem de USD 10 bilhões, em cadeias tecnologicamente intensiva. O Brasil é o primeiro destino dos investimentos coreanos na América Latina e as grandes marcas coreanas – Samsung, LG, Hyundai – têm plantas instaladas no País.