O ministro dos Negócio Estrangeiro de Portugal, João Gomes Cravinho (E), acompanhado pelo ministro das relações Exterior de Angola TéTé António (D), no Palácio Presidencial em Luanda, Angola, 12 de abril de 2022. AMPE ROGÉRIO / LUSA
Rádio França Internacional
Deslocação oficial de João Gomes Cravinho a Angola. O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal encontrou-se ontem com o homólogo angolano Téte António e disse querer melhorar o tratamento dos vistos e o relacionamento económico entre os dois países.
É a primeira deslocação oficial de João Gomes Cravinho, depois de há duas semanas ter sido empossado chefe da diplomacia portuguesa.
Esta terça-feira reuniu-se com o homólogo angolano Tété Antonio, em Luanda e à saída do encontro sublinhou a necessidade de melhorar o tratamento dos vistos e o relacionamento económico entre Angola e Portugal.
“Eu quis que Angola fosse o meu primeiro destino enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros para fazer uma visita bilateral. Felizmente o senhor ministro Téte António teve a amabilidade de, imediatamente, organizar uma data. O relacionamento com Angola é um relacionamento único, que queremos agora estimular ainda mais,” declarações de João Gomes Cravinho.
No encontro com o ministro das Relações Exteriores de Angola Téte António foram passados em revista alguns dos aspectos mais salientes da relação bilateral e identificadas vias para concretizar os objetivos nos próximos tempos, como os vistos e o apoio aos empresários.
“Precisamos melhorar o nosso tratamento de vistos. Aliás, em ambas as direções, mas sobretudo aqui no Consulado Geral em Luanda. Precisamos criar melhores condições para que o empresariado português possa trabalhar, não só em sectores tradicionais como seja a construção, mas também em outras áreas como agricultura, turismo e energia. Áreas muito significativas em potencial, em Angola, e portanto estamos muito empenhados nesse processo,” sublinhou o ministro de Lisboa.