[:pb]
O Centro de Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lança hoje (3) o relatório “Perspectivas Econômicas da América Latina: Rumo a uma Nova Associação com a China”. O evento vai das 10hs às 12hs, no Auditório Verde da Faculdade de Economia da UnB, contando com a presença de representantes do Centro de Desenvolvimento da OCDE, da CEPAL e da CAF. A apresentação do estudo será seguida de debate com representantes do Itamaraty, do IPEA e do Departamento de Economia da UnB.
O relatório da OCDE inscreve-se na longa trajetória de cooperação entre o País e a Organização, cujo processo de aproximação teve início em meados da década de 90 e tem-se intensificado nos últimos anos, em especial, a partir de 2007, quando o Brasil se tornou um de seus cinco “Parceiros-Chave”, junto com China, Índia, Indonésia e África do Sul.
No atual cenário de mudanças estruturais na economia chinesa, em que o mercado doméstico passa a ter papel mais destacado, o documento defende que a agregação de valor aos produtos produzidos na América Latina e a diversificação da pauta exportadora regional são alternativa viável ao modelo de crescimento baseado na exportação de produtos primários.
Investimentos em inovação, capacitação, infraestrutura e o aprofundamento da integração regional poderão contribuir para que a América Latina se beneficie dessas mudanças estruturais na China, abrindo novas oportunidades para a exportação de alimentos de maior valor agregado e a oferta de serviços como o turismo.
[:]