Embaixada do Reino Unido sedia festa antecipada da grande cerimônia em Londres
O rei Charles III será coroado no sábado (6) junto com Camilla, a rainha consorte. A cerimônia acontecerá na Abadia de Westminster Abbey, em Londres. Em Brasília, a embaixadora Stephanie Al Qaq recebeu convidados em sua residência, nesta quarta-feira (02), para comemorar a evento antecipadamente com os brasileiros. A temática escolhida foi a Amazônia porque o meio ambiente é um dos temas de preocupação do rei. O monarca já esteve quatro vezes no Brasil e, em duas delas, fez questão de ir à floresta.
O Rei Charles, de acordo com a embaixadora, vem promovendo a consciência ambiental desde a década de 1950. Em 1970, com apenas 21 anos de idade, o jovem Príncipe de Gales fez um discurso para o “Countryside Steering Committee for Wales”, falando de sua preocupação com o impacto ambiental da poluição por óleo e resíduos plásticos, informou Al Qaq.
Em seu discurso, a diplomata disse que “no Brasil, o Rei Charles tem apoiado ativamente a profissão dos conhecimentos tradicionais e direitos das populações e comunidades indígenas, respeitando a contribuição desse povo para a ciência, cultura, economia e meio ambiente”.
A embaixadora destacou que o rei Charles III tem uma proximidade grande com o Brasil e já conversou com o presidente Lula. Stephanie Al Qaq acredita que após a coroação, o relacionamento entre as nações deve se fortalecer. “Todas as embaixadas podem ter uma festa de coroação. Aqui no Brasil estamos fazendo [a comemoração] com um pouco de antecedência. O presidente Lula vai para a coroação e vou junto”, informou.
Além de música, danças tradicionais, comidas diversas, bebidas variadas e muita decoração ao estilo real. No evento, havia também uma exposição de fotos contando um pouco da história e da trajetória do atual monarca britânico.
A festa, recheada de elementos conectados aos valores do Rei, teve pato no tucupi, prato típico dos povos tradicionais da Amazônia, preparado pelo renomado chef Saulo. Os convidados puderam ainda desfrutar da sobremesa preferida do Rei, feita com morangos escoceses, bolo Yorkshire Parkin e ovos.
A embaixadora Al Qaq lembrou que Rainha Elizabeth foi a monarca que mais fez viagens no mundo, sendo mais de 600 vezes em diversos países e que em pouco tempo após se tornar Rei, Charles III realizou mais de 100 viagens.
Outro importante feito do Rei destacado pela diplomata britânica foi a fundação da “The Prince’s Trust” em 1976, uma instituição de caridade para auxiliar e capacitar jovens nas áreas da educação e mercado de trabalho. Atualmente, o estabelecimento funciona em 17 países no Caribe, Ásia, África, Oriente Médio e Europa e já ajudou mais de 950 mil jovens a mudar de vida.
Charles tornou-se rei automaticamente, aos 74 anos, no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder durante 70 anos, no maior reinado do trono britânico.