O costume mexicano foi lembrado pelo embaixador José Ignacio Piña Rojas , na quarta-feira (04, ao inaugurar o altar montado no espaço cultural Alfonso Reyes, na sede da representação diplomática, em Brasília.
Este ano, o tradicional Altar dos Mortos homenageou o Prêmio Nobel de Química de 1995, Mario Molina. Ele foi premiado pelo seu trabalho na química atmosférica, particularmente o estudo sobre a formação e decomposição do ozônio na atmosfera. Também foram homenageados o ex-Reitor da UNAM Guillermo Soberón e os Embaixadores Sergio González Gálvez e Andrés Valencia, assim como aos médicos e enfermeiros falecidos pela Covid-19 em 2020.
Dia dos Mortos – No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio Imaterial da Humanidade.