Governos reafirmam as relações de amizade e cooperação bilateral
Celebram-se hoje, 25, os 20 anos da Aliança Estratégica Brasil-Peru, estabelecida durante visita do Presidente Lula a Lima, em 2003. Nas últimas duas décadas, as relações bilaterais experimentaram notável adensamento, com avanços em temas como comércio e investimentos, integração fronteiriça, saúde, meio ambiente e defesa e segurança.
Com intercâmbio bilateral superior a US$ 5 bilhões, o Brasil é, atualmente, o 3º maior parceiro comercial do Peru e o principal no continente sul-americano. O estoque de investimentos brasileiros no país supera US$ 1,2 bilhão, com presença brasileira em setores estratégicos, como mineração, indústrias, serviços, construção e energia.
Os dois países também têm empreendido importantes projetos de integração física, como a Rodovia Interoceânica, que conecta portos peruanos ao Acre, possibilitando a aproximação de agentes econômicos e sociais dos dois lados da fronteira.
Brasil e Peru, na condição de países amazônicos, estão comprometidos com a promoção do desenvolvimento em bases inclusivas e sustentáveis, por meio de uma nova agenda comum de cooperação regional, que concilie proteção do bioma e de sua bacia hidrográfica com a promoção de desenvolvimento social.
Em nota oficial, “o governo brasileiro reafirma seu compromisso com o avanço da Aliança Estratégica, com a certeza de que a exitosa parceria bilateral com o Peru proporcionará ainda maiores benefícios para nossos povos”.
Já o governo do Peru, também em nota oficial, enfatizou o valor que atribui às relações de amizade, vizinhança e cooperação com o Brasil, que foram substancialmente consolidadas nos últimos anos.
“Os nossos países estão firmemente empenhados em reforçar os seus laços em todos os domínios da relação bilateral, com especial interesse no diálogo político e nas questões sociais, económicas, ambientais e culturais, bem como na interligação física, na segurança e no desenvolvimento sustentável da nossa fronteira comum e dos seus cidadãos”, diz a nota.
Segundo o documento, Peru e Brasil também estão comprometidos em aprofundar a integração sul-americana e a cooperação amazônica, a fim de enfrentar conjuntamente os múltiplos desafios globais que enfrentam. “Neste aniversário significativo, o Peru renova sua disposição de continuar aprofundando a integração entre nossos países”, afirmava.