Missão empresarial visita representantes do setor de tecnologia de ponta nos EUA
A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) levará uma delegação de líderes do setor elétrico brasileiro aos Estados Unidos com o objetivo de apoiar a modernização e resiliência da rede elétrica do Brasil. Essa visita visa conectar os participantes com o setor de tecnologia digital dos EUA, fortalecendo os esforços contínuos para aprimorar a resiliência, eficiência e confiabilidade da infraestrutura elétrica.
De 28 de julho a 7 de agosto, a delegação, composta por 13 representantes do governo e do setor privado, visitará Chicago, Vale do Silício e Washington, DC para se reunir com empresas norte-americanas e acompanhar demonstrações de tecnologias de ponta dos EUA. A delegação também se encontrará com entidades governamentais federais e estaduais para discutir melhores práticas, incluindo uma visita ao laboratório de comunicações da maior concessionária de energia da Califórnia, Pacific Gas and Electric Company.
Em 30 de julho, a USTDA realizará um briefing empresarial público em Washington, DC, onde os delegados apresentarão oportunidades comerciais específicas do setor e terão reuniões individuais com empresas norte-americanas para explorar suas capacidades e soluções.
O setor privado dos EUA é reconhecido como líder em tecnologias avançadas de distribuição de energia, incluindo soluções de redes inteligentes e medidas de cibersegurança, que desempenham um papel crítico na melhoria da eficiência das redes e na capacidade de integrar novas fontes de energia renovável. O Brasil possui uma das matrizes de geração mais limpas do mundo e fornece eletricidade internamente para mais de 90 milhões de residências, comércios e indústrias, superando a produção combinada de energia de todas as outras nações sul-americanas. Aumentar a eficiência e a resiliência da rede estão entre as principais prioridades do Brasil no setor, contribuindo significativamente para as metas de descarbonização do país.
A missão comercial apoia a Parceria para Infraestrutura Global e Investimento do governo norte-americano visando desenvolver projetos inovadores que preencham a lacuna de infraestrutura em países parceiros como o Brasil. Além disso, contribui para a Parceria Global da USTDA para Infraestrutura Climática Inteligente, conectando a indústria norte-americana a grandes projetos de infraestrutura de energia limpa e transporte em economias emergentes.
Fonte: Embaixada dos EUA