Comunicado de chanceleres do Mercosul prevê que negociações se encerrem em breve para assinatura ainda neste ano.
O acordo de livre comércio entre Mercosul e Emirados Árabes Unidos deverá ser concluído ainda neste semestre, de acordo com informações divulgadas pelo Comunicado dos Chanceleres do Mercosul na sexta-feira (2) após reunião realizada na sede da chancelaria Argentina, que preside o bloco atualmente, em Buenos Aires. O documento informa, ainda, que o objetivo é assinar ainda em 2025 o acordo com o país árabe e com o EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio), além de concluir o acordo com a União Europeia.
Os chanceleres de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia se reuniram para continuar as análises sobre o Mercosul e as perspectivas do processo de integração regional. No comunicado, os diplomatas também enfatizam a necessidade de “priorizar e promover negociações externas com países comercialmente relevantes para todos os parceiros durante o segundo semestre deste ano”.
O início das negociações com os Emirados começou formalmente em julho do ano passado. A previsão é que o acordo compreenda bens, serviços, regras de origem, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual. Entre os países árabes, o Mercosul já tem um acordo em vigor com o Egito. Em abril, o Brasil também promulgou, por sua parte, o acordo do bloco com a Palestina.
Participaram do encontro em Buenos Aires, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Gerardo Werthein, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira; da Bolívia, Celinda Sosa; do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano; e do Uruguai, Mario Lubetkin.
Fonte: ANBA