• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 14 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Acordo do Brexit é criticado após publicação de análise legal

6 de dezembro de 2018
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Theresa May foi acusada de enganar o Parlamento britânico

Notícias ao Minuto Brasil

O acordo realizado pela primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, para a saída do país da União Europeia (UE) foi alvo de fortes críticas nesta quarta-feira (5) depois da publicação forçada da análise jurídica completa.

De acordo com o documento, a solução encontrada para o principal entrave do Brexit, a questão da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um estado-membro da UE, pode deixar o Reino Unido “indefinidamente” preso às regras europeias.

No parecer jurídico do procurador-geral Geoffrey Cox é explicado que há um risco de o governo britânico ficar sujeito a “prolongadas e redundantes rodadas de negociações” com a UE.

O texto se baseia no princípio do “backstop”, escudo que impede a implantação de controles rígidos caso os dois lados demorem a aprovar um futuro tratado comercial. Com isso, a Irlanda do Norte permanecerá respeitando algumas regras aduaneiras da UE e submeterá determinados produtos britânicos a controles. Cox ressalta que sem uma via de saída legal, a menos que ambos os lados concordem com um arranjo satisfatório que torne o backstop desnecessário, o Reino Unido teria que confiar que o acordo seria politicamente desconfortável para a UE porque dá acesso ao mercado do Reino Unido sem aceitar as regras do mercado único.

O Brexit tem gerado repetidas crises entre os políticos britânicos desde a votação de 2016 para saída da União Europeia.

Hoje, inclusive, May foi acusada de ter enganado o Parlamento sobre o acordo. “Desde que ela voltou de Bruxelas com seu acordo, a primeira-ministra vem enganando a Câmara – involuntariamente, ou não. “Chegou a hora de ela assumir a responsabilidade por ter escondido os fatos”, disse o deputado Ian Blackford, do Partido Nacionalista Escocês (SNP).

O comentário faz referência à “moção de desacato”, aprovada após a premier publicar apenas um resumo do relatório legal sobre o acordo negociado em Bruxelas, que será votado no próximo dia 11 de dezembro. A revelação do documento integral, que tem seis páginas, gerou diversas críticas. O Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte defendeu que o parecer é “devastador” e confirma que o backstop é “totalmente inaceitável e economicamente louco”. Já Keir Starmer, do Partido Trabalhista, criticou a tentativa de May de “manter a informação escondida do Parlamento”.

Notícia Anterior

Presidente alemão visita China para fortalecer laços políticos

Próxima Notícia

EUA enviará navio de guerra ao Mar Negro por crise na Ucrânia

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

EUA enviará navio de guerra ao Mar Negro por crise na Ucrânia

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In