A Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área Internacional e Diplomática, ABRAJINTER concedeu a honraria de Embaixador do Ano de 2022, ao diplomata de carreira, Edi Yusup, por seu contato aberto com a imprensa e jornalistas da Associação. O evento aconteceu na sede da embaixada, no dia 05 de abril, com a presença de 30 jornalistas, entre eles do New York Times, TV Record, jornal O globo, Embassy Comunicação e mídias locais de importantes no DF.
A reunião foi realizada para divulgar informações da Indonésia entre jornalistas no Brasil. Alguns assuntos importantes foram discutidos como o potencial cooperação bilateral Indonésia-Brasileira, as conquistas da embaixada do Brasil em 2022, e a grande agenda da Indonésia em 2022.
No encontro, o embaixador Edi Yusup destacou a importância do papel do jornalista como parceiro cooperativo para fortalecer as atividades diplomáticas indonésias. Para isso, o diplomata pediu a ajuda da imprensa para divulgar notícias e informações positivas sobre o país no Brasil. “Os jornalistas são um dos melhores amigos da Indonésia no fortalecimento da cooperação bilateral. É por isso que a reunião desta noite é realmente uma ocasião muito especial e agradável para mim”, disse o diplomata.
O embaixador também falou sobre a presidência do país na liderança do G20-2022 e explicou um pouco sobre o assunto e recomendou que todos participem. Ele fez também uma apresentação completa sobre seu país em slides. Em sua apresentação, Edi Yusup explicou que “A Indonésia é a maior economia do Sudeste Asiático e ocupa o 16º lugar na economia mundial, mas em termos de paridade de poder de compra, a Indonésia ocupa o 7º lugar no mundo. Em 2021, o PIB da Indonésia atingiu 1.184 trilhões de dólares americanos com o PIB per capita de mais de 4.000 dólares americanos. No ano passado, o valor total do comércio foi de mais de 400 bilhões de dólares americanos”. O chefe de missão finalizou dizendo que a embaixada está representando a Indonésia, um país maravilhoso com uma população de mais de 270 milhões de pessoas e tem mais de 300 grupos étnicos com 700 idiomas diferentes. “A Indonésia é também o país mais diversificado do mundo. Não é apenas uma terra de maravilhas em termos de diversidade cultural e beleza natural, mas também oferece muitas oportunidades em vários setores, especialmente na economia”, disse Edi Yusup. O evento foi seguido por um jantar com a gastronomia típica elaborada por uma chef de cozinha da Indonésia.