Para celebrar a 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo, o Congresso Nacional e a Embaixada da Itália inaugurou, nesta terça-feira (19), no salão Negro, a exposição “Dante: 700 anos: os olhos de Beatriz”. A exposição, que está aberta ao público a partir desta quarta-feira (20), faz parte do 700° aniversário da morte do Sumo Poeta, pai da língua e pilar da identidade cultural italiana. Os visitantes podem conferir livros raros e experimentar ‘viagem’ do inferno ao paraíso.
O objetivo da exposição, com curadoria do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Professor Marco Lucchesi, é recuperar a beleza profunda da obra de Dante, sem perder sua atualidade, colocando-a nos prestigiados espaços expositivos compartilhados pelo Senado e pela Câmara.
O espectador terá a oportunidade de empreender uma viagem, como fez o poeta, através dos três reinos da Divina Comédia – inferno, purgatório e paraíso – entrando no universo cosmológico e simbólico da obra de Dante. Será possível redescobrir o legado de Dante no Brasil, inclusive no Carnaval do Rio, nas propostas teatrais e na política brasileira dos últimos dois séculos.
“Celebrar Dante é mais do que necessário. Estamos muito gratos à embaixada da Itália por isso”, disse o Presidente Pacheco em seu discurso. Palavras ecoadas pelo Presidente Lira, para quem “a escolha de homenagear Dante, símbolo da língua italiana no mundo, e a Divina Comédia, sua obra monumental, devolvem a grandeza de sua contribuição para nossa compreensão do mundo e do pensamento medieval”.
O embaixador Azzarello agradeceu calorosamente a Pacheco e Lira por sediarem um evento “histórico” de cooperação bilateral, no templo da democracia brasileira, e felicitou o Deputado Enrico Misasi, sem cujo interesse, desde a fase de planejamento, a exposição não teria sido possível.
Durante a inauguração da mostra, o embaixador Francesco Azzarello doou, em nome do Governo italiano, uma preciosa e valiosa reprodução da Divina Comédia à Biblioteca do Congresso. “A exposição pretende ser também uma celebração das relações bilaterais – afirmou o embaixador – significativamente no templo da democracia, o Parlamento, bem como uma homenagem simbólica à enorme contribuição e à forte presença dos italianos no Brasil, à qual foi recentemente acrescentada uma importante comunidade brasileira na Itália”.
A exposição estará aberta ao público com agendamento prévio, todas as segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, até o dia 17 de dezembro (ligando para os números +55(61)3216-1770/1771/1772).
Serviço
Exposição “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz”
Data: de 20 de outubro a 17 de dezembro
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Visitação: Segundas, quintas e sextas: das 9h às 17h, para o público em geral, mediante prévio agendamento pelo telefone (61) 3216-1770
Terças e quartas: das 9h às 17h, para o público interno do Congresso Nacional
Entrada gratuita