Quem é que não gosta de aprender brincando? E de conhecer o mundo sem sair de casa, só com o poder da imaginação? Imagine que legal descobrir um monte de palavras diferentes que só são usadas no português falado por lá, além de visitar lugares interessantes e saber como é a vida das pessoas naquele país.
Nessa aventura, você vai conhecer mais de duzentas e cinquenta novas palavras. Essa é a proposta do livro Uma Viagem a Portugal, de Maurício de Souza e do escritor José Santos. A obra foi apresentada por Santos, no dia 11 de junho, na embaixada de Portugal.
Matraquilhos, peúgas, esferovite e chávena, que fazem parte do idioma português, mas que nós, brasileiros, não fazemos ideia do que significam são alguns de exemplos de palavras contidas no livro. O passeio em Portugal é feita na companhia de toda a Turma da Mônica, inclusive de António Alfacinha, o amiguinho português que vai servir de guia para a nossa aventura.
Em 13 capítulos, o livro mistura diversão com aprendizado da cultura portuguesa. Numa parceria com o desenhista Mauricio de Sousa, o escritor de família de origem portuguesa José Santos revela as definições de muitos vocábulos utilizados naquele país irmão.
No livro, a Turma da Mônica acompanha o miúdo António Alfacinha, personagem criado por Mauricio de Sousa em 2007, em uma viagem pelas terras portuguesas, mostreando de perto como é a vida naquele país, percorrendo mercados, escolas e estádios. O leitor andará por praças e atravessará ruas e pontes. Será convidado a entrar nas casas, saber como é a sala, o quarto, a cozinha e até o banheiro, que por lá é chamado de casa de banho.