• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 11 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Artigos

A imigração italiana no Brasil

20 de fevereiro de 2018
em Artigos
Tempo de Leitura: 3 mins
0

O poder do ítalo-brasileiro e sua valorização pela sociedade de ambos os países

Fabiola Cechinel

No mês em que antecede as eleições italianas de 2018, salientamos a importância de comemorarmos o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” que é celebrado anualmente em  21 de fevereiro, a partir de uma lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008. A instituição oficial do Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro é em homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874, marcando assim o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil que tem a maior população com raízes italianas em todo o mundo.

Toda esta movimentação imigratória que se iniciou na Itália durante meados do século XIX e XX partiu dos muitos camponeses italianos que aceitaram os chamados do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul. Hoje, de acordo com dados apresentados pelos Consulados da Itália no Brasil, estima-se aproximadamente 25 milhões de descendentes de italianos vivem em terras brasileiras, onde a população tem, no mínimo, 15% da população brasileira com descendência italiana.

Ressalta-se que a chegada desses imigrantes ao Brasil, nas décadas de 1870, 1880 e 1910 fortaleceu laços econômicos, sociais e culturais entre os dois países. Os que aqui chegavam, vinham de uma Itália que passava por uma crise pós-guerra, e traziam consigo a esperança de uma vida melhor. Em contrapartida, o Brasil necessitava de mão-de-obra, pois após a Abolição da Escravatura – em 1888, os europeus ocuparam as vagas na agricultura brasileira. Pela necessidade, o governo brasileiro fez várias campanhas para atrair os italianos para a lavoura brasileira.

O estado de São Paulo foi o que mais recebeu imigrantes italianos para trabalhar nos cafezais e nas indústrias da capital. No Sul, a concentração maior foi na Serra Gaúcha, fazendo com que a cultura da uva para a produção do vinho se tornasse a principal atividade econômica da região. No ano de 1877, o sul de Santa Catarina recebe um grande número de imigrantes, e através das três maiores colônias instauradas na região, a região se desenvolveu.No entanto, no inicio do século XX, noticias desfavoráveis sobre as condições de trabalho e moradia divulgadas pela imprensa italiana e o controle para com a imigração, feito por Mussolini (1920), fez com que caísse drasticamente a vinda de novos italianos para o Brasil.

Porém os imigrantes que chegavam traziam nas bagagens muitas características culturais que foram sendo incorporadas à cultura brasileira – em especial a língua. Outro fator predominante é a culinária, além, claro, da religiosidade.Os italianos e os descendentes não formam um grupo étnico, mas sim um grupo integrado à sociedade brasileira. Por este motivo, os ítalo-brasileiros se sentem motivados a participarem dos mais diversos momentos que envolvem a Itália. E não seria diferente no período em que precisamos manter unidos também a representação política, onde a cada ano aumenta o número de eleitores orgulhosos de suas raízes. Na última eleição cerca de 250 mil pessoas estavam aptas a exercer o seu direito de voto.

Fabiola Cechinel é Presidente da AITM de Tubarão

Cavaliere della Repubblica Italiana – 2017

Notícia Anterior

Chavismo propõe antecipar eleições parlamentares na Venezuela

Próxima Notícia

Dia Internacional da Língua Materna Ucaraniana

Notícias Relacionadas

Artigos

Brasília, 65 anos e uma alma a ser moldada

17 de abril de 2025
Artigos

Capital é homenageada com vinho exclusivo da Vinícola Brasília

17 de abril de 2025
Artigos

Brasil e Nepal: juntos pela justiça climática

8 de abril de 2025
Próxima Notícia

Dia Internacional da Língua Materna Ucaraniana

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In