Itens originais do artesanato japonês em cartaz na CAIXA Cultural Brasília a partir de 11 de janeiro
A Embaixada do Japão no Brasil e a Fundação Japão apresentam, entre 11 e 30 de janeiro, na CAIXA Cultural Brasília, a exposição itinerante A Beleza do Artesanato de Tohoku. A mostra convida o público da capital a mergulhar no mundo diverso das tradições da região nordeste do arquipélago japonês, através de um acervo composto por 70 trabalhos preservados e originais, entre cerâmicas, arte em laca, têxteis e itens de madeira, bambu e metal.
Concebida em memória ao terremoto e tsunami que atingiram o nordeste Japão em 2011, a exposição já foi exibida em países como Alemanha, Itália e Egito, e agora completa dez anos como um registro da beleza atemporal e força representadas nos trabalhos manuais tradicionais da região. Em 2021, a mostra chegou ao Brasil, com passagens pelo Rio de Janeiro e por Curitiba.
Embora seja focada em uma das oito grandes regiões japonesas, a exposição abre uma verdadeira janela para a arte do país ao reunir um acervo de algumas das técnicas de artes manuais de alto padrão que foram passadas para gerações seguintes em várias partes do Japão. Além de itens seculares preservados do artesanato histórico local, a mostra também inclui trabalhos criados por novos artistas que se inspiraram na beleza das habilidades da arte popular, refletindo o ambiente cultural e o espírito de Tohoku.
Os objetos que compõem a exposição oferecem, ainda, uma oportunidade de conhecer a originalidade e habilidade dos moradores da região, que buscam aliar beleza e função na construção de objetos do cotidiano. Em cada item, é possível observar como a mudança de estações, os hábitos alimentares, os recursos naturais e as mudanças sociais influenciaram as técnicas de fabricação desenvolvidas com engenhosidade e harmonia estética.
Entre os destaques da mostra estão itens como cestos trançados com bambu e videiras nativas, representações dos estilos de bordados e tingimentos tradicionalmente usados nas vestimentas do Período Edo, sofisticadas peças de ferro fundido Nambu-tekki, pinturas decorativas e, claro, e os famosos utensílios laqueados e cerâmicas esmaltadas japonesas, apreciados em todo o mundo.
Público – Para garantir o conforto e a segurança do público no contexto da pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento mínimo entre os visitantes. Há, ainda, limitação do número de pessoas na galeria e do tempo de visitação, de uma hora por pessoa. É possível realizar agendamento prévio pelo telefone (61) 3206-9448.
A Beleza do Artesanato de Tohoku
Quando: 11 a 30 de janeiro de 2022
Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Onde: Galeria Vitrine CAIXA Cultural Brasília – SBS, Quadra 4, Lotes 3/4
Classificação Indicativa Livre. Entrada gratuita.