Bazar Internacional de Cultura e Cultura promovido por embaixatrizes atrai grande público
Um evento de caridade, o “Bazar Internacional de Cultura e Cultura”, com a participação de mais de 50 embaixadas, foi realizado no Museu de Arte Contemporânea do Brasil (MAB). O evento, no dia 03, foi organizado pela Associação dos Cônjuges de Líderes de Missão Diplomática (GCCM). O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos típicos de cada país participante será doado a quatro instituições de caridade apoiadas pelo grupo no Distrito Federal: Casa Santo André, Instituto Reciclando Sons, Instituto Trocar e Salve a Si.
Esta é a segunda edição do Bazar de Comida e Cultura Internacional e esse evento veio substituir a antiga “Feira das Embaixadas” que acontecia no Pavilhão do Parque da Cidade. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC).
Nesse bazar haverá exposição de artesanato e venda de roupas e comidas típicas dos países participantes. O visitante terá a oportunidade de fazer intercâmbio com pessoas, costumes e culturas do mundo todo, de conhecer as roupas, a arte (porcelanas, quadros, artesanato), as comidas, as bebidas, as danças e as músicas de 50 representações diplomáticas sediadas em Brasília.
Uma das embaixadas presentes, a do Cazaquistão, também participou deste projeto de caridade. O stand da embaixada decorado com elementos simbólicos nacionais e tradicionais continha materiais informativos sobre o Cazaquistão, produtos de souvenir, bem como pratos nacionais do Cazaquistão.
Pratos nacionais e lembranças artesanais preparadas por cônjuges de funcionários da embaixada atraíram um interesse especial dos visitantes para a feira. Os visitantes do stand do Cazaquistão puderam desfrutar da hospitalidade e diversidade da cozinha nacional cazaque. “O bazar levou o público a uma viagem pelos cinco continentes, através dos sabores e do artesanato das diferentes culturas”, comentou a presidente do GCCM e embaixatriz do Cazaquistão, Senhora Gulnaziya Nussupova.