“México y Brasil en el Bicentenario de sus Independencias”. Esse é o nome da revista que foi lançada nesta terça-feira, no Palácio do Itamaraty. Entre os tópicos relacionados, a publicação apresenta relatos históricos sobre as independências de México e Brasil, informações sobre a relação entre os dois países, a presença cultural do Brasil no México e ações comemorativas realizadas pela embaixada em Brasília com o apoio do GDF. Vale lembrar que Brasília sucede, neste ano, a Cidade do México como Capital Ibero-americana das Culturas.
Representando o Governo do Distrito Federal, estiveram a chefe do EAI, Renata Zuquim, e a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. Zuquim destacou a importância das relações entre o GDF e a embaixada do México. “É um privilégio para Brasília e para o GDF ter a representação diplomática do México tão próxima a nós. Juntos, conseguimos desenvolver uma série de ações conjuntas, retratando nossa diversidade cultural e fortalecendo a cultura iberoamericana”, destacou.
Na mesa de abertura, o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, ressaltou a a longa relação entre os países. “Em 2020 completamos 190 anos de relações diplomáticas”, destaca. Segundo ele, a embaixada mexicana foi construída com o objetivo de fomentar a amizade entre México e Brasil.