O presidente Volodymyr Zelensky pediu que os ucranianos hasteassem bandeiras e faixas nas cores azul e amarela em suas janelas e que cantassem, juntos, o hino nacional.”Eles nos disseram que o dia 16 de fevereiro seria o dia do ataque. Faremos dele um dia de unidade”, disse Zelensky em um pronunciamento em vídeo. “Estão tentando nos assustar, mais uma vez, com uma data para o início da ação militar”, complementou.
Inicialmente a frase do presidente ucraniano gerou confusão na imprensa americana, que entendeu que o governo ucraniano confirmava o anúncio de uma invasão Russa para esta semana. O gabinete de Zelensky disse que a frase foi usada “com ironia” pelo presidente.
Dia da Unidade’, o que é o ‘feriado’ criado pela Ucrânia em resposta às ameaças russas.O presidente da Ucrânia decretou no início da semana que em 16 de fevereiro seria celebrado o ‘dia da unidade nacional’, data citada pela imprensa americana como o dia de uma possível invasão russa.
A data escolhida vinha sendo citada pela imprensa americana como o dia de uma possível invasão russa em meio às crescentes tensões na região. Zelensky pediu que os ucranianos cantem juntos o hino nacional nesta “festa cívica”. Além disso, ele incentivou que os cidadãos pendurem bandeiras e faixas nas cores azul e amarela em suas janelas. No estádio olímpico de Kiev, dezenas pessoas desdobraram uma bandeira ucraniana de 200 metros de comprimento, agitando-a ao ritmo de uma música patriótica.
Música e discursos – Altos-falantes de prédios públicos em Kiev passaram a tocar canções patrióticas para os pedestres, e a televisão ucraniana transmite discursos nacionalistas. Em um discurso televisionado, Zelensky disse que os ucranianos estavam unidos em torno de um desejo comum “de viver em paz, felizes, em família, filhos com os pais”.Em diversas cidades do país, marchas nacionalistas foram registradas com música, cores da bandeira e faixas em apoio da união nacional.
Em Brasília, a embaixada da Ucrânia no Brasil aderiu ao flash mob em apoio à Ucrânia! Veja o vídeo com o hino nacional.