A Índia comemora hoje (26) o Dia da República, que celebra a promulgação em 1950 da Constituição nacional, a mais longa do mundo, com 444 artigos, que substituiu a lei colonial britânica, em 26 de janeiro de 1950. A Índia ganhou a independência do domínio colonial britânico em 1947.O Ministro Baisnab Pradhan comandou o evento que começou com o hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional da Índia no jardim da sede diplomática. Em seguida, ele leu o discurso otimista proferido pelo Presidente da Índia Shri Ram Nath Kovind, por ocasião do 73º aniversário do dia da República.
«Naquele dia, a Índia foi estabelecida como a maior república democrática e nós, o povo pusemos em prática uma Constituição que é um documento inspirado pela nossa visão coletiva”. A diversidade e a vitalidade da nossa democracia são apreciadas em todo o mundo. É este espírito de unidade e de ser uma nação que se celebra todos os anos como o Dia da República», afirmou o presidente da Índia.
A pandemia da Covid-19 foi citada pelo Presidente da Índia como tendo sido uma ameaça que já foi neutralizada. O país pôs em marcha a maior campanha de vacinação do mundo, e a economia começa a dar sinais de vitalidade. “A economia está em movimento novamente e começou a crescer devido às intervenções oportunas dos governos central e estadual e foco implacável em todos os setores”, disse Kovind, em discurso lido pelo ministro Baisnab Pradhan.
O presidente indiano sublinhou, em sua fala à nação, a saliência dos Deveres Fundamentais. “Direitos e deveres são dois lados da mesma moeda. A observância dos Deveres Fundamentais, mencionada na Constituição, pelos cidadãos cria o ambiente adequado para o gozo dos Direitos Fundamentais”, afirmou Kovind.
Em seguida, foram exibidos documentários especiais sobre Sri Aurobindo, filósofo, yogi, guru, poeta e nacionalista indiano e Netaji Subhash Chandra Bos, nacionalista cujo desafio à autoridade britânica na Índia fez dele um herói entre os índios.
Nova Deli – Na capital indiana, milhares de pessoas enfrentaram um frio matinal quarta-feira em uma avenida cerimonial na capital da Índia para assistir a uma exibição do poder militar e da diversidade cultural do país, mas o colorido espetáculo anual do Dia da República foi reduzido em meio ao COVID-19. Cerca de 500 estudantes, dançarinos folclóricos, policiais e batalhões militares, carros alegóricos e dublês em motocicletas desfilaram do palácio presidencial pela avenida reformada de Rajpath.