Alunos da rede pública do DF agora têm a oportunidade de saber sobre os países com sedes diplomáticas em Brasília
O projeto Embaixadas de Portas foi lançado, oficialmente, esse mês, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), depois de reeditado. A iniciativa faz parte do Programa Criança Candanga e levará estudantes entre 9 e 11 anos para uma visita às diferentes representações em Brasília, possibilitando, assim, que eles aprendam sobre a história, a cultura e o idioma de outros países, além de aproximá-los da carreira diplomática. No dia 17 de agosto, alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama foram conhecer a Embaixada de Israel, primeira das 12 sedes diplomáticas a serem visitadas esse ano.
Os estudantes foram recebidos pelo simpático conselheiro Itay Tagner, que contou histórias, mostrou um pouco da riqueza cultural daquele país e ensinou algumas palavras em hebraico. Os meninos e as meninas, que ao final recebem um “passaporte” carimbado pela Embaixada, ficaram especialmente curiosos sobre o kibutz – comunidade coletiva israelense.
Com o documento nas mãos, olhares cheios de curiosidade tímida e com a mente fixada nas informações passadas pelo anfitrião, eles puderam comparar os sistemas políticos e econômicos entre os dois países.
“Temos interesse na cooperação com o governo do GDF e sendo essa a possibilidade para essas crianças saber mais sobre Israel, para nós é uma grande honra recebê-los. Queremos fazer a diplomacia com esses jovens, que são o futuro”, revelou o ministro.
Karênina Vieira, professora de inglês da turma em visita à embaixada de Israel revelou a ansiedade e o empenho dos alunos escolhidos para o retorno do Programa. “Alguns alunos moram nas redondezas do Gama e nunca vieram ao Plano Piloto sequer. Imaginar que agora estão dentro de uma embaixada, no território, sob as regras de outro país, faz com que eles se sintam especiais e capazes de realizar sonhos”, confessa a professora.
Toda fase de estudos, de contatos e convites às embaixadas foram feitas pela equipe da Assessoria Internacional do GDF, liderado pela deste departamento do GDF, Renata Zuquim. “O projeto é um instrumento para trazer o mundo para Brasília e levar Brasília para o mundo”, resumiu Zuquim.
Ao fim da visita, a Embaixada exibiu o vídeo da música Tudo Bom, uma mistura de funk e samba, composta por dois jovens israelenses. Ficamos surpresos ao descobrir que essa homenagem ao Brasil está bombando em Israel e animando as festas no Oriente Médio..
Projeto– Embaixadas de Portas Abertas é um programa de iniciativa do Governo de Brasília, promovido em parceria com a Secretaria de Educação, a TCB e a Assessoria Internacional em conjunto com as representações diplomáticas e organismos internacionais. O objetivo é aproximar as escolas da rede de ensino do Distrito Federal e embaixadas e organismos sediados em Brasília.
Várias embaixadas já abriram suas portas aos estudantes, que têm a oportunidade de levar para casa conhecimento sobre história, geografia, cultura e línguas de cada um dos países. Com um formato simples e didático, as visitas são programadas e coordenadas com as representações diplomáticas, que podem contemplar uma apresentação do país, da embaixada ou dos seus diplomatas e suas respectivas atribuições.
As atividades ocorrem toda quinta-feira, quando os alunos saem da escola a passam uma manhã na embaixada. Estão confirmadas, para este semestre, as seguintes embaixadas: Argélia, China, Gabão, Israel, Itália, Países Baixos e Nicarágua, nações que confirmam adesão ao programa. As embaixadas interessadas em participar, devem procurar a Assessoria Internacional do governo de Brasília.
As turmas são compostas por aproximadamente 30 alunos, acompanhados por professores e coordenadores. Os estudantes selecionados, com faixa etária aproximada de 9 a 11 anos, são preferencialmente vindos dos Centros de Línguas e das escolas públicas das regiões administrativas do DF.Neste ano, a Assessoria Internacional e a Secretaria de Educação reformularam o mencionado programa, de modo a oferecer para mais embaixadas a oportunidade de integrar a iniciativa.