A bailarina Tatiana Leskova, bisneta do escritor russo Nikolai Leskov, foi agraciada com a Medalha da Ordem do Rio Branco por sua contribuição para o desenvolvimento do balé e da dança artística no Brasil. A cerimônia solene aconteceu no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. O título foi concedido em reconhecimento ao seu trabalho junto à dança e contribuição para a cultura nacional.
“Tatiana Iurievna, como guardiã da tradição clássica da escola de balé russa, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da arte da dança no Brasil. Apesar de sua idade avançada, ela continua participando ativamente da vida da comunidade russa no Rio de Janeiro e continua sendo uma figura importante na união de compatriotas”, declarou o cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, na sexta-feira passada (14) em entrevista à agência TASS.
O decreto para concessão da medalha a Leskova foi assinado em novembro de 2021 pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A medalha foi entregue a Dona Tânia, como também é conhecida, pela embaixadora Márcia Maro da Silva, acompanhada da presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, e da deputada federal Adriana Ventura. Na ocasião, Márcia Maro da Silva destacou a contribuição especial de Leskova para a formação de uma nova geração de bailarinos em território brasileiro.
Tatiana Leskova nasceu em uma família de emigrantes russos em Paris em 06 de dezembro de 1922. Embora tenha passado a vida inteira fora da Rússia, Leskova fala russo fluentemente e leu os livros de seu bisavô na versão original. Durante sua carreira, conquistou os palcos de Paris, Londres, Nova York, dançou na Austrália, Argentina, Canadá, México e Uruguai, antes de se estabelecer no Brasil em 1944 e ingressar no teatro local. À frente do grupo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, continuou a se apresentar nos palcos até os quarenta anos, quando enfim se aposentou da carreira de bailarina.