O embaixador do Brasil na Dinamarca, Rodrigo Azeredo (foto), e os investidores Cláudio Calonge (Briskcom), João Fernandes (Energy Vault) e Marcelo Pereira (OTZ Engenharia) foram recebidos na segunda-feira (10) pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). A visita oficial, segundo o embaixador Azeredo, retrata a importância da missão do governo do RGN à Dinamarca em novembro passado para tratar sobre assuntos energéticos.
Rodrigo Azeredo disse que veio ao Rio Grande do Norte com uma resposta muito positiva da visita profissional do governo do Estado à Dinamarca. “Trago uma ótima avaliação do empresariado dinamarquês, e venho com três empresas do Brasil que já estão em contato com empresas dinamarquesas para implementação de negócios. Digo também que continuamos à disposição para mediar contatos visando consolidar os investimentos. Atesto a qualidade do trabalho da equipe do Governo do Estado e as iniciativas e liderança nesta área das energias renováveis”, afirmou.
Fátima Bezerra disse que retribuía a recepção que foi dada a ela na Dinamarca pelo embaixador. Segundo a governadora, a reunião era um desdobramento do encontro em solos dinamarqueses, onde discutiram sobre investimentos nos projetos em curso da eólica offshore, expansão da eólica em terra e armazenamento de energias com a diversificação das matrizes energéticas. “Isso é fruto de um diálogo permanente, transparente e com o grau de comprometimento necessário para o desenvolvimento do RN de forma sustentável e com geração de emprego e renda para o nosso povo”, comentou.
No país nórdico, Fátima Bezerra, junto com sua equipe, visitou grandes negócios de energias renováveis. A Dinamarca é referência mundial neste tipo de energia alternativa, foi lá onde este setor se iniciou. A governadora acrescentou que a agenda internacional naquele país foi das mais importantes e produtivas que realizou. “No RN, trabalhamos com agenda positiva favorável aos negócios e investimentos, incentivos e ambiente de convergência e harmonia. Buscamos investimentos da iniciativa privada, com o governo focado na infraestrutura, tudo com muita seriedade e eficiência”, frisou.
Ao embaixador e aos empresários, a governadora também destacou os desafios a enfrentar. “O grande desafio para nós agora é o Estado ter as ferramentas de infraestrutura necessárias para, por exemplo, escoar a produção. O desafio do mundo contemporâneo é diversificar as matrizes de energias renováveis. E o Governo do RN se coloca como ente proativo”, destacou Fátima Bezerra.
Após a reunião, o diplomata visitou o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) em Macaíba; a o Lais (Laboratório de Inovação em Saúde da Universidade Federal –UFRN) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).
Missão do governo do Estado à Dinamarca – Novembro/2021
– Visita à Federação das Indústrias da Dinamarca;
– Reunião com a Agência de Energia da Dinamarca;
– Protocolo de parceria com a Vestas, maior fabricante de aerogeradores do mundo;
– Assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) com a European Energy;
– Assinatura de Memorando com a Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) – o RN é o primeiro estado do Brasil a assinar este documento;
– Reunião com a Orsted, empresa líder mundial em energia eólica offshore.
* Com informações do governo do Rio Grande do Norte e AgoraRN