A Agência de Notícias de Omã (ONA) destacou neste sábado (18) que o presidente Jair Bolsonaro condecorou o diplomata Emad Bin Hamood Bin Salim Al Abri, embaixador do Sultanato de Omã no Brasil, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, por ocasião do encerramento de suas funções como chefe de missão. A medalha foi entregue pelo embaixador Kenneth Nóbrega, Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores.
Nóbrega, em discurso, fez um balanço das relações bilaterais entre os dois países “amigos”. Ele elogiou os esforços do embaixador Emad a esse respeito durante sua gestão, o que contribuiu para a consolidação e fortalecimento da amizade e cooperação bilaterais em todos os campos, e o parabenizou pelo recebimento da Ordem do Cruzeiro do Sul em agradecimento por esses esforços.
À frente da embaixada no Brasil desde 2017, Emad expressou sua gratidão e apreço pelo recebimento da medalha que é uma homenagem às distintas e avançadas relações entre dois países amigos.
A Ordem do Cruzeiro do Sul foi criada em 1932 e é a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros. Ela é concedida pelo presidente da República após indicação do Ministério das Relações Exteriores.