Em visita guiada pelo embaixador Patrick Herman (gravata azul, ao centro) na última semana, a comitiva belga teve a oportunidade de encontrar e ouvir representantes de empresas belgas e as autoridades locais. Puderam também conhecer mais sobre o polo científico e acadêmico da UNICAMP e visitar o Sirius, a nova fonte de luz síncotron brasileira.
A visita a Campinas foi organizada pelo cônsul honorário Damien Grimmelprez, o cônsul geral Matthieu Branders e suas equipes permitindo cobrir em poucas horas os três componentes locais da tripla hélice da inovação; governo, universidade e empresas. E a inovação de fato esteve no centro das discussões com o prefeito Dário Saadi (aqui com o cônsul Grimmelprez), com o reitor da UNICAMP Antonio José de Almeida Meirelles (aqui com a delegação) e com o diretor titular do CIESP Campinas José Nunes Filho.
A discussão na UNICAMP foi, portanto, centrada na modernização em sua agência INNOVA, que a torna o líder acadêmico brasileiro em depósito de patentes. Também na prefeitura, as discussões centraram-se no novo Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), nas cidades inteligentes, na logística sustentável e na saúde inteligente, etc., enquanto um pitch-event reunindo uma dezena de empresas belgas no CIESP permitiu apresentem seus produtos e / ou serviços inovadores mais recentes (foto).
Além disso, a delegação também visitou o parque do Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais (CNPEM), para ver o Sirius – um síncrotron de 4ª geração, um dos mais modernos do mundo e que certamente constitui a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil.