Os Emirados Árabes Unidos (EAU) chega aos 50 anos nesta quinta-feira (2) em plena expansão de seu poder regional, projeto que reflete a consolidação de um dos pontos mais paradoxais de todo o Oriente Médio. Na capital do Brasil, a celebração do Dia Nacional dos EAU teve discurso falando das realizações e conquistas, das boas relações bilaterais, jantar e show de laser contando história dos Emirados. Ao evento, estiveram presentes vários membros do corpo diplomático estrangeiro, membros do Congresso Nacional, juízes, ministros e membros das Forças Armadas.
O embaixador Saleh Alsuwaidi lembrou, em sua fala, que sua nação havia embarcado “numa ousada e otimista jornada de progresso e desenvolvimento com o objetivo de fazer valer a sua visão em diferentes campos, visão esta que teve como meta essencial colocar os Emirados Árabes Unidos entre os países mais competitivos do mundo”. “Hoje, continuamos trilhando este caminho com determinação e dinamismo, tendo como prioridades o bem-estar de seus filhos e a realização de mais conquistas durante os próximos 50 anos”, discursou Alsuwaidi.
O embaixador lembrou ainda que os líderes daquela nação reafirmam a tolerância e a inclusão para reforçar o fato de sermos um país onde membros de quase 200 nacionalidades diferentes “convivem em ambiente de abertura e respeito mútuo”. Como exemplo, Alsuwaidi citou a visita do Papa Francisco aos EAU – a primeira de um pontífice à Península Arábica – que culminou com a assinatura do documento “Fraternidade Humana pela Paz Mundial e pela Convivência”.
Na visão do embaixador AlSuwaidi é significativo que os EAU esteja realizando este ano a EXPO 2020 Dubai, um dos maiores eventos da história do no Oriente Médio, com a participação de mais de 192 países e muitas empresas e instituições educacionais. O diplomata ressaltou ainda as boas relações com Brasil, que recebeu por duas vezes o presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, ocorreram 10 visitas ministeriais ao país, que atualmente é a residência de 10 mil brasileiros.
“Ambos os países acreditam que há um grande potencial para expandir as relações e incluir novas áreas de cooperação, especialmente investimentos em áreas como segurança alimentar, tecnologia avançada, infraestrutura, produtos de defesa, turismo e, principalmente, esportes como futebol e jiu-jitsu brasileiro”, destacou o embaixador ao final do seu discurso.