Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o crescimento mundial do consumo de vinho ficou em torno de 20% em 2020 e Brasília só perde em consumo de vinhos para São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Foi pensando nisso e visando atender esse público apreciador de vinhos, que o organizador do evento, empresário Petrus Elesbão, motivado pela liberação dos grandes eventos pelas autoridades governamentais, diz que: “Depois de quase 2 anos sem poder realizar eventos e degustações e após a liberação dos eventos pelas autoridades governamentais, com a questão da pandemia, aparentemente sob controle, resolvemos realizar o evento, reencontrarmos nossos amigos, enólogos e produtores de vinhos para brindarmos a vida”.
Brindar a vida! Esse é o objetivo da Vinum Brasilis, onde serão servidos vinhos de todo o Brasil, do nordeste (Vale do Rio São Francisco), passando pelo Distrito Federal, por Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Pampa e Serra Gaúcha. Destaque para as vinícolas participantes como a Amitié, Aurora, Batalha, Campos de Cima, Courmayeur, Fabian, Galés, Gran Legado, Larentis, Lídio Carraro, Maximo Boschi, Miolo, Monte Reale, Pericó, Perini, Pizzatto, Rio Sol, Salton, Sanabria, Tenuta, Terraças, Triacca, Zanella. Todas essas Vinícolas estarão disponibilizando seus melhores e mais emblemáticos vinhos entre espumantes, brancos, tintos, rosés e fortificados, chegando a um total de 250 rótulos.
Em função das medidas de segurança de combate ao Covid e visando o conforto dos visitantes, a Vinum Brasilis receberá apenas 1/3 da capacidade e, como toda edição, o participante terá a oportunidade de conhecer os enólogos que elaboram os vinhos, inclusive, lançamentos dos vinhos da safra 2021 e outras novidades exclusivas da vitivinícola brasileira, além de comprá-los com preços reduzidos em até 40%.
Outro diferencial da Vinum Brasilis é o tradicional “Concurso Vinum Brasilis”, que avalia às cegas, através de júri, os melhores dentre: Vinho Tinto, Vinho Branco, Vinho Espumante Champenoise e Vinho Espumante Charmat. O painel do concurso é formado por um júri profissional/técnico (com peso de 70%) e outro júri de apreciadores (com peso de 30%). Os Selos dos melhores vinhos serão entregues no primeiro dia da feira e ficarão expostos nos estandes.
E as novidades não param por aí. Será lançado o Vinho Espumante Brut com o rótulo “Amare” (amar em latim), pensado pelo empresário Petrus para homenagear seus amores, a esposa e o vinho. Elaborado a partir das variedades Chardonnay e Pinot Noir, num processo que levou 40 meses em Sur Lie, isto é, mais de três anos que o vinho ficou em contato com as leveduras, apresentando bom corpo, vivacidade, cremosidade, prolongado final de boca e muita complexidade de sabores e aromas. Preciso contar que, essa professora que vos escreve, participou do júri que elegeu o Amare, às cegas, dentre outros vinte vinhos espumantes produzidos no Brasil.
A feira de vinhos nacionais Vinum Brasilis tem como objetivo dar visibilidade ao vinho brasileiro e é hoje referência para encontrar os melhores vinhos nacionais. Os ingressos estão à venda na A Garrafeira (212 Sul) ou pelos telefones (61) 3443-8996 e (61) 99806-3127.
E viva o vinho nacional.
https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos