Filmes inéditos no Brasil e mostra retrospectiva com 16 clássicos de diretores da Itália compõem a programação gratuita do 16º Festival de Cinema Italiano. A partir desta sexta-feira (5/11), a programação para o público será híbrida, com agenda on-line e sessões presenciais na sala Petra Belas Artes, na capital paulista.
A eclética programação vai da comédia ao drama, passando por romance e ação. A curadora Érica Bernardini destaca a presença da nova leva de cineastas e atores italianos obrigados a se desafiar para produzir durante a pandemia. Vários deles gravaram em apenas um set, com equipes reduzidas.
Leia essa e outras notícias no nosso site. Link na bio.
Em 2 de novembro, foi inaugurada no Auditório Oscar Niemeyer do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a 16ª edição do Festival de Cinema Italiano, organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de São Paulo, com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília.
Na sessão especial de abertura foi exibido o longa “Nossos Fantasmas”, 👻 dirigido pelo jovem diretor Alessandro Capitani, que estava presente no evento, junto com o produtor Riccardo di Pasquale. O Embaixador da Itália, Francesco Azzarello, numa mensagem de vídeo projetada pela ocasião, destacou “a importância cultural do Festival num país com uma fortíssima presença italiana. Tornar a nova filmografia italiana conhecida e também lembrar nossa famosa e histórica tradição cinematográfica é uma parte fundamental da promoção da Itália no Brasil”. O evento de abertura, cujo mestre de cerimonia foi o famoso ator brasileiro Thiago Fragoso, contou também com música ao vivo, executada pelo Quarteto Maestro Emmanuele Baldini.
Este ano, a 16ª edição do Festival de Cinema Italiano acontece em formato híbrido, com sessões presenciais (entre os dias 5 e 12 de novembro) e também virtuais e totalmente gratuitas 🤑 (entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro). 🔥Pela primeira vez, serão apresentados ao público brasileiro 17 filmes inéditos, que vão concorrer ao Prêmio Pirelli pelo filme mais visto pelo público, e mais 16 clássicos.
Dos filmes selecionados entre os contemporâneos e inéditos, oito fizeram sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Veneza em setembro passado, confirmando a vitalidade desta edição do Festival. Quanto à seleção dos clássicos, o Festival traz uma retrospectiva intitulada “As Mais Belas Trilhas Sonoras do Cinema Italiano” que permitirá ao público de todo o país revisitar os filmes de grandes mestres do Cinema Italiano como Fellini, Sergio Leone, Dario Argento, Lina Wertmüller e Damiano Damiani, acompanhados pelas trilhas sonoras que se tornaram símbolos da genialidade italiana, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni.
Para ter acesso à programação completa e para poder assistir aos filmes, basta entrar no site do evento: https://festivalcinemaitaliano.com