O embaixador da Turquia Murat Yavuz Ates recebeu, nesta quarta-feira (27), em sua residência oficial, cerca de 30 membros da Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática, Abrajinter. O evento, além de ter o objetivo de refazer o contato com a imprensa, também serviu para celebrar, de forma mais intimista, o 98º aniversário da Proclamação da República da Turquia que ocorre nesta sexta-feira (29).
Atualmente, como parte do G-20 e como membro de organizações internacionais tão proeminentes como o Conselho da Europa, OTAN, a OCDE, a Turquia, de acordo como diplomata está trabalhando para o desenvolvimento económico, causas humanitárias, paz e cooperação na sua região e fora dela.
Na opinião de Murat Ates, na criação e manutenção da paz e da estabilidade, deve ser dada uma ênfase especial no combate ao terrorismo, destacando que a Turquia luta atualmente contra várias organizações terroristas, tais como FETÖ, DEASH e PKK e os ramos de PKK na Síria. “É da maior importância que a cooperação internacional na luta contra o terrorismo seja ainda mais reforçada. E, neste sentido, damos a maior importância à cooperação com o Brasil”, discursou o embaixador turco.
O Brasil, de acordo com Murat Ates, também tem sido e continua a ser o maior parceiro comercial na América do Sul desde 2010. “O volume comercial no ano passado foi superior a 3 bilhões de dólares USD e os números este ano parecem ser muito mais elevados. Espera-se que o comércio bilateral este ano atinja os 5 bilhões de dólares”, informou.
Como países líderes em nossas respectivas regiões, acreditamos que ainda existe um potencial muito maior entre os nossos dois países em termos de comércio e investimentos. Em áreas tais como, agricultura, finanças, construção, turismo, indústrias de defesa, esperamos intensificar nossas relações num futuro próximo. Estamos sempre à procura de aumentar e diversificar as nossas relações.
O embaixador Murat Ateş enfatizou que como países líderes em suas respectivas regiões, acredita que ainda exista um potencial muito maior entre os dois países em termos de comércio e investimentos. Em áreas tais como, agricultura, finanças, construção, turismo, indústrias de defesa, espera intensificar as relações num futuro próximo. “Estamos sempre à procura de aumentar e diversificar as relações bilaterais”, informou.
Pandemia – De acordo com o diplomata turco, a Covid-19 demonstrou a importância da auto-sustentabilidade e a capacidade de rápida mobilização dos recursos nacionais em tempos de crise. “A pandemia também nos mostrou o valor da cooperação internacional, pois as ameaças que enfrentamos são de natureza transfronteiriça”, salientou.
Segundo Murat Ates, “com a pandemia perdendo a sua força, é tempo de juntarmos todas as nossas energias”. “Como embaixador da Turquia no Brasil, estou ansioso para desenvolver e diversificar a nossa cooperação em questões bilaterais de interesse comum, bem como aumentar a nossa cooperação à escala global. “, discursou.