O Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil promoveu nesta quinta-feira (14) uma despedida para o embaixador da Argélia, Toufik Dahmani, em Brasília. O diplomata argelino assumiu a embaixada do seu país no Brasil em fevereiro de 2015 e seguirá no posto até o final deste mês de outubro.
A despedida ocorreu na sede da embaixada da Palestina. O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, é também o decano do Conselho do Embaixadores Árabes no Brasil. O vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Mourad, representou a instituição na homenagem, que teve, entre os seus convidados, os diplomatas de países árabes que atuam no Brasil.
Brasil e Argélia têm fortes relações comerciais. O país árabe da África é um importante fornecedor de fertilizantes, petróleo e gás do mercado brasileiro, com US$ 770 milhões em embarques no ano passado. O Brasil, por sua vez, abastece os argelinos com alimentos como açúcar, milho, soja, amendoim, carnes, óleo e café, assim como com minério de ferro. As vendas somaram US$ 1,2 bilhão no ano passado.