A Conferência sobre Medidas de Interação e Fortalecimento da Confiança na Ásia (CICA), com a participação dos Ministros das Relações Exteriores, será realizada em Nur-Sultan, Cazaquistão, de 11 a 12 de outubro deste ano. A CICA é um fórum internacional para fortalecer a cooperação com o objetivo de garantir a paz, a segurança e a estabilidade na Ásia.
A ideia de convocar o evento foi anunciada pela primeira vez pelo presidente do Cazaquistão, Elbasy Nursultan Nazarbayev, durante a 47ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em 5 de outubro de 1992.
A criação de um clima de confiança e boa vontade entre os estados membros é o principal objetivo do CICA. O Catálogo de Medidas de Fortalecimento da Confiança contém uma lista de medidas para a maior confiança em cinco dimensões: econômica, ambiental, humana, político-militar e no campo do combate a novos desafios e ameaças.
O Secretariado da conferência é o órgão administrativo do encontro, em Nur-Sultan. O pessoal do Secretariado inclui o Diretor Executivo, o Diretor Executivo Adjunto e pessoal profissional disponibilizado pelos estados membros; Azerbaijão, Afeganistão, Bangladesh, Bahrein, Vietnã, Egito, Israel, Índia, Irã, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Camboja, Catar, República da Coréia, China, Quirguistão, Mongólia, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Palestina, Rússia, Tajiquistão, Tailândia, Turquia, Uzbequistão e Sri Lanka.
São estados observadores do CICA a Bielo-Rússia, a Indonésia, o Laos, a Malásia, o Turcomenistão, as Filipinas, a Ucrânia, os EUA e o Japão. Fazem parte das Organizações observadoras da conferência; ONU, OSCE, LAS, TurkPA, IOM. Desde sua criação a CICA foi presidida pelo Cazaquistão (2002-2010), pela Turquia (2010-2014), pela China (2014-2018), pelo Tajiquistão (2018-2020), e agora novamente pelo Cazaquistão (2020-2022).