O embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger, realizou nesta semana uma segunda visita oficial a Santa Catarina, onde já esteve no início deste ano. Na quinta-feira (30), ele esteve na Assembleia Legislativa catarinense, onde foi recebido pelo 1º vice-presidente da Alesc, deputado Nilso Berlanda, além dos deputados Moacir Sopelsa, Dirce Heiderscheidt e Rudinei Floriano. O diplomata estava acompanhado dos cônsules honorários Charles Schmidt (Brasília) e Karin Schwinden (Santa Catarina), além do adido econômico Felipe Diniz ed a conselheira Política e Cultural Nádia Mellina.
Durante a visita, Krieger destacou a importância de Santa Catarina para Luxemburgo. O maior número de descendentes de luxemburgueses no Brasil mora naquele estado, principalmente na região da grande Florianópolis. Segundo o embaixador, existem laços históricos entre as duas nações, referindo-se aos imigrantes que ajudaram a criar o estado, considerado um dos mais produtivos e mais eficientes do Brasil. Krieger destacou ainda as relações econômicas e o potencial para cooperação futura.
A deputada Dirce Heiderscheidt, que é descendente de luxemburgueses conversou com o embaixador sobre o projeto de lei de sua autoria, que institui o Dia Estadual do Grão-Ducado de Luxemburgo que é um pequeno país da União Europeia, situado entre França, Bélgica e Alemanha. A data será celebrada anualmente em 23 de junho, que é o Dia Nacional de Luxemburgo. Outro momento de destaque da visita ao colégio Antônio Peixoto, um descendentes de luxemburgueses. Na oportunidade, os diretores apresentaram as instalações da instituição. Com a presença dos alunos, a bandeira do país europeu foi hasteada ao som do hino do Grão-Ducado. O embaixador Krieger participou da inauguração do novo auditório da escola.