O embaixador dos Emirados Árabes Unidos Saleh Alsuwaidi recebeu, nesta quinta-feira (30), convidados para um almoço durante o qual foi transmitida a cerimônia de abertura da Expo Dubai 2020. Em seu discurso, o diplomata afirmou que a mostra “será uma oportunidade para países e empresas de todos os portes usufruírem de uma gama de oportunidades de negócios antes, durante e após o evento”. A exposição promete revelar maravilhas arquitetônicas e inovações tecnológicas dos mais de 190 países representados em seus pavilhões.
A primeira Expo Mundial já realizada na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia será aberta ao público a partir desta sexta-feira, com duração de seis meses, de 1º de outubro a 31 de março de 2022. São esperados mais de 20 milhões de visitantes. O jovem príncipe-herdeiro de Dubai, xeque Mohamed bin Rashid Al Maktum, inaugurou oficialmente o evento de 7 bilhões de dólares.
“A Expo oferecerá oportunidades para desenvolver relacionamentos, atrair investimentos, firmar acordos entre nações, organismos multilaterais, corporações e instituições de ensino, e mostrar seus produtos a milhões de visitantes”, discursou o embaixador Alsuwaidi. Ele lembrou que desde a primeira Expo Mundial em 1851, em Londres, cada Expo gira em torno de um tema próprio buscando deixar um impacto duradouro no caminho do progresso humano. O tema da Expo 2020 Dubai é “Conectando Mentes e Criando o Futuro”
“Tenho a grata satisfação de informar que, pela primeira vez, como parte da política da Expo Uma Nação, Um Pavilhão, todos os países participantes terão seu próprio pavilhão”, informou o embaixador. Isso significa, na visão dele, que todo país, grande ou pequeno, terá lugar no cenário global para mostrar suas conquistas, tecnologias e cultura.
A Expo Dubai 2020 terá182 dias de gastronomia fina, boa música, tecnologia de ponta, arte, ciência, cultura, criatividade e o saboroso café brasileiro. Serão Mais de 60 eventos ao vivo todos os dias. Haverá apresentações para todos, independentemente da idade, nacionalidade e cultura. “Com mais de 200 participantes, incluindo 191 países, empresas, organizações e instituições educacionais, a Expo Dubai será um exemplo brilhante da capacidade dos Emirados Árabes Unidos de unir o mundo após a pandemia”, acredita Alsuwaidi.
Brasil – O embaixador lembrou que interação do Brasil com a Expo será através de um belo pavilhão focado na sustentabilidade, além de desempenhar um papel maior na economia internacional. “Nem é preciso dizer que o Brasil com suas belezas naturais, povo caloroso, riqueza cultural, diversidade invejável e economia próspera tem muito a mostrar”, discursou Alsuwaidi. O diplomata lembra que mais de 10 ministérios de áreas específicas como agroindústria, turismo, agricultura e espaço estarão na Expo Dubai.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, já chegou a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para uma visita de quatro dias. Ele participa amanhã (1º) da inauguração do pavilhão brasileiro na Expo 2020 Dubai, exposição mundial que será aberta ao público também nesta sexta-feira. Também estão previstos encontros bilaterais com autoridades e encontros com empresários do país árabe.
Avanços – A Expo 2020, segundo o embaixador, é um testemunho das conquistas diplomáticas daquela nação, as quais coincidem este ano com a celebração do jubileu do país. “Os Emirados Árabes Unidos são uma nação jovem, criativa e progressista … que desenvolveram um modelo único que beneficia todo o Oriente Médio – um modelo de empoderamento feminino, acolhimento da diversidade, incentivo à inovação e cooperação internacional”, discursou Alsuwaidi.
De acordo com o embaixador, nos últimos 50 anos, os Emirados Árabes Unidos passaram rapidamente de uma indústria de pérolas para uma economia moderna, totalmente diversificada tornando-se líder mundial em tecnologia, ciência e sustentabilidade.