O embaixador dinamarquês, Nicolai Prytz, recebeu no dia 22, na sede diplomática, o controlador-geral do Paraná Raul Siqueira, que apresentou a ele as ações daquele governo no combate à corrupção. A Dinamarca é considerada o país com o menor índice de fraudes e se tornou referência para a administração pública íntegra e ética. A nação está em primeiro lugar no ranking da organização da sociedade civil Transparência Internacional, no índice de percepção da corrupção. O diplomata levantou a possibilidade de parcerias.
Nicolai Prytz disse que “o Paraná tem assumido o protagonismo no uso de novas tecnologias e de boas práticas para evitar mau uso de recursos públicos”. O embaixador avalia que aquele estado é mais próximo da cultura do povo dinamarquês. O diplomata disse querer conhecer em detalhes o Programa de Integridade e Compliance implantado no Paraná e que deve vir ao Estado até o fim do ano. Esse programa, adotado em versões semelhantes por vários países, é uma das ferramentas que a administração pública dispõe para melhorar a integridade do serviço público.
Algumas práticas adotadas no Paraná, segundo o contralador-geral, foram elaboradas durante visita da CGE àquele país, ainda em 2019. “Também falamos sobre os projetos da CGE, como o Harpia, que trará mais segurança a contratações com aplicação de tecnologia, e Fazendo a coisa certa, direcionado a alunos da rede pública de ensino”, completou Raul Siqueira.