Por Laman Ismayilova
O turismo é considerado um dos setores mais afetados pela pandemia COVID-19, principalmente devido ao bloqueio e restrições de viagem que foram impostas.O Azerbaijão vive agora um renascimento na indústria do turismo. O trabalho nesta esfera está em andamento.
Shusha como destino turístico – A cidade histórica do Azerbaijão, Shusha, se transformará em um destino turístico. A região de Karabakh, incluindo a cidade de Shusha, se tornará uma área turística tanto para turistas locais quanto estrangeiros.
O Azerbaijão está desenvolvendo suas potenciais rotas turísticas em seus territórios liberados. Os turistas poderão visitar a região de Karabakh, conhecida por seus recursos históricos, naturais e culturais. Shusha tem sido historicamente um dos importantes centros da vida histórica, cultural e sociopolítica do Azerbaijão.
Em 1977, o líder nacional do Azerbaijão, Heydar Aliyev, declarou a parte histórica de Shusha como a reserva histórica e arquitetônica. Como resultado, grandes medidas foram tomadas para proteger monumentos em Shusha e perpetuar a memória de figuras culturais e artísticas proeminentes.
No entanto, a Armênia ocupou Shusha em 8 de maio de 1992, e prosseguiu uma política de destruição do patrimônio histórico e cultural da nação azeri na cidade.A justiça histórica foi restaurada em 8 de novembro de 2020, quando Shusha foi libertado da ocupação da Armênia.
Agora os monumentos históricos do Azerbaijão estão sendo restaurados na região de Karabakh. Além disso, a cidade foi escolhida como local para grandes eventos culturais – o Festival Khari Bulbul e o Uzeyir Hajibayli International Music Festival. Este fato adiciona a cidade à lista de baldes de viagem.
Plataformas virtuais – O Departamento de Turismo do Azerbaijão começou a cooperar com plataformas virtuais internacionais para atrair ainda mais os turistas. O bureau lançou uma parceria digital com a renomada plataforma Expedia, que permite reservar passagens, hotéis, pacotes de viagem e passeios online.
Como parte da parceria, expedia.com e hotels.com postaram informações detalhadas sobre voos, hotéis e ofertas de viagens no Azerbaijão. Essas informações visam atingir o público do Oriente Médio, Reino Unido, Turquia, Rússia e Israel.
A plataforma oferecerá àqueles que procuram um novo destino de viagem para visitar o Azerbaijão, para o qual aumentará a conscientização sobre potenciais turistas e simplificará o planejamento de viagens direcionando os usuários para as páginas relevantes.
Enquanto isso, o Azerbaijão retomou gradualmente suas atividades nos mercados internacionais. Junto com a Expedia, o Departamento Estadual de Turismo coopera com sucesso com muitas plataformas como Skyscanner, Wego e Aviasales.
Feira Internacional de Viagens e Turismo O Azerbaijão foi representado com sucesso em muitas feiras internacionais de viagens e turismo, incluindo LAZER 2021, PATA Travel Mart 2021 e muitas outras. Em breve, o potencial turístico do Azerbaijão será novamente apresentado em exposições internacionais de turismo, incluindo a Expo 2020 Dubai, que contará com quatro novos destinos de viagem. A Expo 2020 foi remarcada em meio à pandemia COVID-19. O evento será realizado de outubro a 31 de março de 2022.
Parceria internacional – O Azerbaijão continua a expandir a cooperação na indústria do turismo com outros países, incluindo Turquia e Paquistão. O presidente da Agência Estatal de Turismo Fuad Naghiyev e o embaixador turco no Azerbaijão Cahit Bagci trocaram recentemente opiniões sobre a expansão da cooperação turística.
Falando sobre turismo, Fuad Naghiyev apontou que os cidadãos turcos estavam entre os primeiros estrangeiros a visitar o Azerbaijão antes da pandemia. Os lados também compartilharam suas opiniões sobre o trabalho planejado para restaurar o turismo no período pós-pandemia.
Além disso, Fuad Naghiyev discutiu a expansão dos laços turísticos com o embaixador paquistanês no Azerbaijão Bilal Hayee. O número de visitantes do Paquistão aumentou em 2018-2019 em relação aos anos anteriores. Durante a reunião, os lados trocaram opiniões sobre voos diretos, emissões de vistos, implantação de projetos conjuntos no período pós-pandemia.