O ministro das Relações Exteriores do chile Andrés Allamand faz primeira visita oficial ao Brasil desde que assumiu o cargo, em julho de 2020. Ele chegou ontem e hoje (31) foi recebido no Itamaraty pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, acompanhado pelo embaixador do Chile Fernando Schmidt.
Os ministros trataram, entre outros assuntos, de comércio, investimentos, integração da infraestrutura física e digital, ciência e tecnologia, energia e cooperação técnica. Os dois registraram, com satisfação, o avanço rumo à assinatura de Acordo sobre Reconhecimento Mútuo de Carteiras de Habilitação, que trará benefícios concretos para a comunidade brasileira no Chile e a comunidade chilena no Brasil.
Após a reunião bilateral, assinaram novos Ajustes Complementares ao Acordo de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica, com vistas à implementação de projetos nas áreas de Defensoria Pública, Inovação e Competitividade, bem como Clima e Saúde.
Em 2020, o Brasil foi o principal parceiro comercial do Chile na América Latina e o Chile foi o 2º principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul. O fluxo de investimentos bilaterais é intenso, beneficiando as economias e as sociedades dos dois países.
O Brasil concentra o maior estoque de investimentos externos chilenos no mundo, estimado em US$ 37,4 bilhões, e registra investimentos da ordem de US$ 3,3 bilhões na economia chilena.
Os dois países têm atuado nos foros regionais e multilaterais com base em ampla convergência de posições, ao compartilhar valores como a defesa da democracia e do Estado de Direito e a promoção das liberdades políticas e econômicas.