• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Presidente do Afeganistão admite que “os talibãs venceram” e foge do país

por Liz Elaine
15 de agosto de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

O presidente afegão, Ashraf Ghani, disse que fugiu do país neste domingo (15) para “evitar um banho de sangue”, quando o Talibã entrou na capital. “O Talibã venceu … e agora é responsável pela honra, propriedade e autopreservação de seus compatriotas”, declarou Ghani em um comunicado postado no Facebook.

O chefe de Estado, que não informou onde está refugiado, disse ainda que deixou a capita afegã pois “incontáveis patriotas seriam martirizados e a cidade de Cabul seria destruída” se ele permanecesse.

No início da noite dezenas de insurgentes talibãs tomaram o controle do palácio presidencial de Cabul e clamaram “vitória”, segundo imagens divulgadas pela televisão afegã.

O Talibã, que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, havia sido derrubado por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos quando recusou entregar aos norte-americanos o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, logo após os ataques de 11 de setembro de 2001. Quase 20 anos depois, o grupo aproveitou o início da retirada das tropas estrangeiras do território afegão e, em apenas dez dias, conseguiu tomar o controle de praticamente todo o país. A capital Cabul era um dos últimos grandes centros a serem ocupados.

Os líderes talibãs afirmam que pretendem retomar o poder por meio de uma transição pacífica, respeitando os direitos humanos. Mas a comunidade internacional teme que abusos sejam cometidos, como no passado.  

Nos cerca de cinco anos em que estiveram no poder, os talibãs impuseram sua versão ultrarrigorosa a lei islâmica no país. Na época as meninas não podiam ir à escola, as mulheres eram proibidas de sair de casa sem um acompanhante masculino e as que eram acusadas de crimes como adultério eram apedrejadas. Ladrões tinham as mãos cortadas, assassinos eram executados em público e homossexuais eliminados.

Neste domingo (15) o pânico tomou conta das ruas de Cabul, com a população temendo a volta do regime extremista. Lojas fecharam, engarrafamentos se formaram, policiais foram vistos trocando seus uniformes por roupas civis para não serem identificados. Os bancos ficaram lotados de pessoas querendo sacar dinheiro.

A população local tenta fugir para regiões consideradas mais seguras. Alguns correram para embaixadas, na esperança de conseguir um visto e deixar o país rapidamente. Filas se formaram diante da representação diplomática de países vizinhos, como o Irã.

Retirada de cidadãos estrangeiros – A comunidade internacional acelerou a retirada de seus cidadãos do Afeganistão. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a aliança “estava ajudando a manter o aeroporto de Cabul aberto para facilitar e coordenar as evacuações”, após consultar os países-membros.

Alemanha, França e Holanda foram algumas das nações que transferiram seu pessoal diplomático das embaixadas para o aeroporto. “Não vamos arriscar que nosso pessoal caia nas mãos do Talibã”, disse o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas.

O Canadá fechou temporariamente sua embaixada após retirar sua equipe antes da chegada dos talibãs, informou o Ministério das Relações Exteriores em Ottawa. O embaixador francês no Afeganistão tuitou um vídeo feito no momento em que deixava a Zona Verde de Cabul (zona protegida em ficam as representações diplomáticas) a bordo de um helicóptero.

Em Paris, o Ministério das Relações Exteriores disse que reforços militares estavam sendo enviados aos Emirados Árabes Unidos para ajudar nas evacuações via Abu Dhabi. Outros membros da Otan, incluindo Reino Unido, Itália, Dinamarca, Suécia e Espanha, também anunciaram a retirada de seu pessoal.

Vistos para funcionários afegãos – A União Europeia (UE) procurava uma solução para seus funcionários afegãos, tentando convencer os 27 Estados-membros a lhes oferecerem vistos. “O assunto é extremamente urgente, nós o levamos muito a sério e continuamos a trabalhar duro, junto com os Estados-Membros da UE, para implementar soluções rápidas e garantir sua segurança”, disse um porta-voz da UE.

A Noruega, que administra a pasta do Afeganistão no Conselho de Segurança da ONU junto com a Estônia, solicitou uma “reunião o mais rápido possível”, pedido que já havia sido feito pela Rússia durante o dia. A Otan também estimou que é “mais urgente do que nunca” encontrar uma solução política para o conflito no Afeganistão.

(Com informações da AFP)

Tags: afeganistãoAshraf GhaniTalibãs
Notícia Anterior

Circuito de Ciclismo celebra amizade Índia-Brasil

Próxima Notícia

Cabul: a imagem do desespero

Notícias Relacionadas

Mundo

Teatro Bolshoi comemora 250 anos de fundação

28 de março de 2026
Mundo

Acordo Mercosul-UE entra em vigor provisoriamente em maio

24 de março de 2026
Mundo

Liga dos Estados Árabes celebra seu 81º Aniversário

21 de março de 2026
Próxima Notícia

Cabul: a imagem do desespero

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e apo ‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e aponta vantagens na nova lei de cidadania -

Diplomata diz que reforma da cidadania italiana era necessária e aponta vantagens

O embaixador Alessandro Cortese comentou a nova lei da cidadania italiana durante entrevista ao JR Entrevista, da TV Record, na última sexta-feira (30). Ele abordou a decisão da Corte Constitucional relacionada ao decreto-lei nº 36/2025, convertido na lei nº 74/2025, e destacou pontos que, segundo ele, podem beneficiar ítalo-descendentes.

Ao tratar da validade da norma, o embaixador afirmou que a legislação já está em vigor.

“A verdade é que a Corte Suprema Italiana já tem uma decisão. Disse que tudo era legítimo, tudo é correto. Então a lei, a nova lei sobre a cidadania é operante agora, em vigor”, disse em entrevista.

Ele também mencionou ...

Link completo da matéria:

https://embassynews.info/era-necessaria-embaixador-lamenta-impacto-e-aponta-vantagens-na-nova-lei-de-cidadania

#AlessandroCortese #cidadania #Embaixador #impacto #iTália #Lei #necessária #vantgens
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In