A Embaixada da Alemanha, em cooperação com a Associação Despertar Sabedoria, doou mais de R$ 320 mil para a compra de quase 200 toneladas de alimentos para a população do bairro Sol Nascente. A entrega foi feita, ontem (13), pelo embaixador da Alemanha Heiko Thoms, no condomínio Gênesis, na região administrativa. Em 2020, mesmo valor foi doado à entidade beneficente.
“Nossa primeira contribuição foi entregue no final do ano passado. Com o aumento da fome e da miséria nesses últimos meses, decidimos prorrogar a ajuda, e, hoje, entregamos mais de R$ 320 mil para a comunidade carente do Sol Nascente“, ressaltou o embaixador. A representação alemã em Brasília está realizando diversas ações sociais, desde 2020, em prol da luta contra a fome durante a pandemia.
Thoms revela que os projetos de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade serão permanentes, e que o próximo passo é investir na educação da região. “Queremos continuar as doações de forma mais sustentável e priorizar a educação para as crianças. Nós queremos ajudar com projetos em escolas, porque eu percebi que aqui no Sol Nascente não há escolas suficientes para as crianças da região. Por isso, para mim, educação é a questão mais importante para tratarmos nos próximos meses”, destaca o diplomata.
A moradora Paloma Souza, de 27 anos, participa do projeto social da Associação Despertar Sabedoria, o qual uma das idealizadoras foi sua mãe, Margarida Minervina. A ação existe há 21 anos, e, com o início da pandemia, a equipe focou em dar mais assistência às famílias locais. Segundo ela, com essa segunda doação da embaixada da Alemanha foi possível comprar quase 200 toneladas de alimentos. Paloma conta que a procura por cestas básicas na região aumentou consideravelmente. “Aqui não há trabalho, e, sim, desemprego. Várias famílias chegam à nossa porta em busca de alimento”, comenta.
Outra moradora da região e voluntária da associação que também está desempregada é Berenice José Mourão, de 51 anos. “A associação me dá muita força, além de ajudar várias outras famílias daqui. Então, no que eu puder ajudar eu também estarei disponível para a associação”, afirmou.