O Chanceler do Brasil Carlos França e o Chanceler da Argentina, Felipe Solá, participaram hoje (19) de evento comemorativo dos 30 anos da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro.
A ABACC é a agência bilateral responsável por inspecionar as instalações nucleares de Brasil e Argentina, em cooperação com a agência internacional International Atomic Energy Agency (IAEA), garantindo o uso exclusivamente pacífico da energia nuclear em ambos os países. A criação da ABACC permitiu que Brasil e Argentina superassem desconfianças mútuas no campo nuclear e forjassem um caminho de transparência e cooperação.
Comparecerem também, pelo lado brasileiro, o Ministro de Ministério de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o Ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Pelo lado argentino, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Dr. Roberto Salvarezza, esteve presente.
Participaram ainda o Diretor-Geral da International Atomic Energy Agency (IAEA) Rafael Mariano Grossi, a Secretária da ABACC, Elena Maceiras, e, por vídeo, a Alta Representante do Secretário-Geral da ONU Brasil para Assuntos de Desarmamento Izumi Nakamitsu e o Secretário-Geral da OPANAL, embaixador Flavio Bonzanini.
Ponte – Na ocasião, também foi assinado Acordo para a Prorrogação da Concessão Internacional da Ponte São Borja – Santo Tomé e Infraestruturas Conexas, que permitirá a continuidade do fluxo de pessoas, mercadorias e de meios de transporte naquela travessia internacional.