Ilva Hussain Dayo, embaixatriz do Paquistão no Brasil, ofereceu um almoço típico paquistanês, no dia 18 de junho, onde além da culinária, exibiu uma apresentação mostrando um pouco da história, dos produtos e da cultura de seu país. Na residência oficial do Paquistão, Ilva falou dos fatos históricos mais importantes, dos esportes praticados naquela nação; que também produz artigos esportivos, da gastronomia, dos produtos para exportação, como ainda do que aquele país vem se destacando; da indústria têxtil. Além da editora da Embassy Comunicação , Liz Elaine Lobo, foram convidadas as jornalistas Fabiana Ceyhan e Katiuscia Sotomayor.
O Paquistão tem hoje com 235 milhões de habitantes e é famoso pelos seus tecidos. É o 8º maior exportador de produtos têxteis da Ásia. Na apresentação feita pela embaixatriz Ilva, foi destacada a produção dos cashmeres e pashminas (foto) produzidas com fibras obtidas dos pelos de cabras que dão nome aos acessórios. Este tecido luxuoso pode ser usado para fazer xales, casacos, suéteres e muitas outras peças de roupa aconchegantes que são a receita perfeita para os dias frios “A lã de cashmere é extremamente macia e sedosa ao toque e não pesa praticamente nada”, explicou a embaixatriz. Segundo ela, são 423 indústrias têxteis atuando no país.
A seda é outro tecido produzido em grande escala pelos paquistaneses que produzem belíssimas peças com estampas de muito bom gosto, sendo exportada para vários países do mundo. “A absorção da seda a torna confortável de usar em climas quentes. Por outro lado, sua baixa condutividade mantém o ar quente próximo à pele durante o tempo frio”, informa Ilva. De acordo com a embaixatriz, o Paquistão tem uma forte base de fornecimento para quase todos os fios e tecidos feitos pelo homem e naturais, incluindo algodão, rayon e outros.
O jeans é também um produto de exportação paquistanês. É grande a produção desse tecido resistente feito de algodão, muitas vezes misturado com poliéster para controlar o encolhimento e os vincos. De acordo com a apresentação da embaixatriz, esse tipo de tecido pode passar por uma variedade de processos de estresse e lavagem, criando peças exclusivas e na moda. Uma de suas principais características é a durabilidade. Além de calça e shorts, o jeans pode ser usado para fazer uma grande variedade de artigos de vestuário e acessórios.
Lawn ou Grama – O pano de gramado é um tipo de tecido de trama simples que geralmente é feito de algodão. O gramado de algodão é um tecido fino e relativamente transparente que é feito usando uma trama justa, mas com um fio mais fino. Este tecido tem um número de fios relativamente alto, o que lhe confere uma textura sedosa. O pano para gramado é relativamente leve, o que o torna um tecido popular para roupas femininas na primavera e no verão.
Algodão – Os primeiros vestígios históricos conhecidos de algodão foram encontrados perto da cidade de Quetta, tornando o Paquistão uma das primeiras regiões de cultivo de algodão no mundo. O país produz principalmente algodão de fibra média e é o 4º maior produtor deste material. Embora os tecidos de algodão possam variar em texturas e espessuras, eles são famosos por serem macios ao toque e respiráveis, tornando o algodão uma excelente escolha para qualquer estação do ano.
Roupas de Noiva – O Paquistão também oferece uma ampla seleção de vestidos de noiva, variando em ajuste, cor e estilo de bordado. Eles podem ser no estilo tradicional ou ocidental, atendendo a todos os gostos. De acordo com a explicação do vídeo, os vestidos especialmente luxuosos costumam apresentar “zardozi”, que são desenhos de bordados criados com fios de ouro e prata e podem incorporar pérolas, contas e pedras preciosas. Os bordados do Paquistão estão entre os mais ricos do Sul da Ásia. “Embora algumas características possam ser comuns, muitas são peculiares a comunidades específicas e distinguíveis por seu estilo, motivo e cor”, disse a embaixatriz.
A Cozinha Paquistanesa – Depois da apresentação sobre o Paquistão, a embaixatriz Ilva Hussain mostrou ainda um pouco das delícias gastronômicas de seus país. Foram servidos o naan bread, um pão achatado, feito com farinha, água e sal, e depois completamente enrolado em massa achatada; nihari com carne de cabra; um guisado, creme de lentilhas e sindhi biryan, um prato com camadas de curry de cabra cozido, arroz e uma mistura fresca de tomate, ervas e pimenta, tudo decorado com nozes e anéis de cebola. É originário da província de Sindh do Paquistão.