O Primeiro-Ministro, Sr. Narendra Modi disse, nesta segunda-feira (21), que apesar da pandemia, o tema deste ano para o Dia Internacional do Yoga – “Yoga para o bem-estar” levantou a moral das pessoas, e também desejou saúde para cada país, sociedade e indivíduo esperando que estivéssemos unidos e que nos fortalecêssemos mutuamente. Ele falou por ocasião do sétimo Dia Internacional do Yoga.
O Primeiro-Ministro falou sobre o papel do Yoga durante a pandemia. Ele disse que o Yoga provou ser uma fonte de força e equilíbrio para as pessoas durante esse momento difícil. Ele ressaltou que era fácil para os países esquecerem o Dia do Yoga durante a pandemia, pois ele não é intrínseco à sua cultura, mas, em vez disso, o entusiasmo pelo Yoga aumentou globalmente. O Yoga ajudou as pessoas a reunir confiança e força para lutar com o mundo pandêmico em todo o mundo. O Primeiro-Ministro lembrou como os guerreiros da linha de frente do combate ao Corona fizeram do Yoga seu escudo e se tornaram fortes através do Yoga e, também, como as pessoas, médicos e enfermeiras aderiram à pratica de Yoga para lidar com os efeitos do vírus. Ele disse que os especialistas estão enfatizando a importância de exercícios respiratórios como pranayama e anulom-vilom para fortalecer nosso sistema respiratório.
Citando o grande santo tâmil Thiruvalluvar, o Primeiro-Ministro disse que o Yoga vai à raiz da causa da doença e é instrumental para a cura. Ele expressou a satisfação de que, globalmente, estão sendo realizadas pesquisas sobre as propriedades curativas do Yoga. Ele falou de estudos sobre imunidade através da Yoga e de crianças que estão fazendo yoga durante suas aulas on-line. Ele disse que isto está preparando as crianças para lutar contra o Corona.
O Primeiro-Ministro enfatizou a natureza holística do Yoga e disse que ele cuida da saúde física, bem como da saúde mental. O Yoga nos coloca em contato com nossa força interior e nos protege de todo tipo de negatividade. Enfatizando a positividade do Yoga, o Primeiro Ministro disse: “A mudança do isolamento para a união é o Yoga. Uma maneira comprovada de experimentar uma realização da unicidade é o Yoga”. Sobre isso, ele citou Gurudev Rabindranath Tagore: “o significado de ‘nós mesmos’ não se encontra em sua separação de Deus e dos outros, mas na incessante realização do Yoga, da união”.
O Primeiro Ministro disse que o mantra do ‘VasudhaivKutumbakam’, que a Índia tem seguido desde tempos imemoriais, está agora encontrando aceitação global. Se há ameaças à humanidade, o Yoga muitas vezes nos dá uma forma de saúde holística. “O Yoga também nos dá um modo de vida mais feliz”. Tenho certeza de que o Yoga continuará desempenhando seu papel preventivo, bem como positivo, na saúde das massas” disse o Primeiro-Ministro Modi.
O Primeiro Ministro anunciou que a Índia e a OMS deram hoje um passo importante. O mundo está recebendo um aplicativo chamado M-Yoga, o qual fornecerá muitos vídeos de treinamento baseados no protocolo comum de Yoga em muitos idiomas. Chamando isso de um grande exemplo de fusão de tecnologia moderna e ciência antiga, o Primeiro-Ministro expressou a esperança de que o aplicativo M-yoga ajudará a difundir o mundo do Yoga e contribuirá para os esforços de ‘One World One Health (Um Mundo, Uma Saúde)’.
Citando Gita, o Primeiro-Ministro disse que precisamos continuar avançando na jornada coletiva do Yoga, pois o Yoga tem solução para todos. É importante que o Yoga chegue a cada pessoa, mantendo intacta sua base e núcleo. Os acharyas (seguidores) do Yoga e todos nós devemos contribuir nesta tarefa de levar o Yoga a todos, disse o Primeiro-Ministro.
Essa é uma tradução não oficial. Em caso de divergências, prevalece o original, em inglês, disponível em: https://www.pib.gov.in/PressReleseDetail.aspx?PMO=3&PRID=1728900