O Índice Global de Paz (GPI) deste ano viu o Catar subir dois posições em 2 posições em 2º lugar em 2º lugar em 2008, tornando-se o 29º país mais pacífico entre 163 países no índice.O índice também revelou que o Catar era considerado o país mais pacífico do mundo árabe, com o Kuwait ocupando o segundo lugar na região em 36º lugar.
Registraram melhora 87 países e foram considerados mais pacíficos em 2021 do que em 2020, enquanto 73 foram declarados menos pacíficos.O número de importações de armas per capita aumentou em 92 países. Os maiores aumentos ocorreram no Catar, Armênia e Turquemenistão.
O Catar também é o país com maior gasto militar per capita do mundo, gastando mais de US$ 2.200 por cidadão. No domínio da segurança e segurança social, o Catar ficou em 15º lugar mais pacífico globalmente.
Apesar de registrar a maior melhora na tranquilidade em 2021, a região do Oriente Médio e norte da África continua sendo a região menos pacífica do mundo, de acordo com o índice. A região abriga três dos cinco países menos pacíficos do mundo.
Em escala global, a pandemia Covid-19 teve impacto na violência em 2020. O GPI foi desenvolvido pelo Institute for Economics & Peace, um think tank sem fins lucrativos sem fins lucrativos.