O acordo de intenções une as filiais brasileiras das maiores empresas italianas dos setores de energia, aeroespacial e segurança e de telefonia. Segundo o protocolo, as companhias fornecerão pacotes de iniciativas para campos como mobilidade urbana, conectividade, transformação digital, serviços financeiros e energia, oferecendo soluções para cidades conectadas, inclusive por meio de inteligência artificial.
Com amplo portfólio em Energia, Segurança e Comunicações e uma abordagem orientada a serviços, as três empresas oferecerão no Brasil soluções integradas sob medida, abordando todo o ciclo de vida do projeto.
Uma primeira experiência já está em curso em Maricá (RJ), com o objetivo de transformar o município em um “laboratório vivo” de tecnologias de ponta que possam contribuir para seu desenvolvimento sustentável. Entre as possíveis aplicações para cidades inteligentes a partir da parceria está a implantação de tecnologias de segurança integradas a uma série de sensores, como para medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos.
Para empresas e edifícios públicos, o acordo prevê a disseminação do conceito de eficiência energética, por meio do desenvolvimento de soluções de engenharia, da oferta de energia renovável e do uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.
Oportunidade – Anfitrião do evento, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, disse que o memorando é “mais um exemplo das oportunidades” que os dois países “podem desenvolver conjuntamente, com base na força de suas respectivas experiências, em um setor na vanguarda da tecnologia mundial, a fim de melhorar a qualidade e a sustentabilidade da vida, bem como a segurança dos centros urbanos, investindo imediatamente no futuro das próximas gerações”.
A assinatura do acordo também contou com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes; do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes; do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro; e de outras autoridades político-parlamentares e federais, estaduais e municipais.
O memorando foi firmado por Nicola Cotugno, country manager da Enel Brasil; Francesco Moliterni, presidente da Leonardo do Brasil; e Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil. “Temos trabalhado para levar a experiência do cliente para o próximo nível, e isso inclui indústrias ansiosas por soluções conectadas. A TIM é líder em cobertura 4G no Brasil e estamos à frente dos projetos 5G mais inovadores. Essa parceria é mais um passo para a transformação digital do país. A inovação é fundamental para incentivar a mudança de que precisamos”, disse Labriola.
“Hoje é um dia importante, pois este acordo representa uma oportunidade única de capitalizar as habilidades de três empresas internacionais líderes que oferecem no Brasil um pacote integrado e completo de serviços em benefício dos cidadãos, promovendo o conceito de cidade inteligente, resiliente e segura”, reforçou o presidente da Leonardo do Brasil Moliterni. Segundo ele, a Leonardo desenvolveu uma plataforma de comando e controle capaz de gerenciar dados de satélite com dados de monitoramento terrestre, garantindo segurança física e cibernética.
Por sua vez, o head da Enel X Brasil, Francisco Scroffa, ressaltou que um dos principais objetivos da empresa é “promover a descarbonização dos centros urbanos, oferecendo soluções que tornem as cidades mais digitais, sustentáveis e circulares, com benefícios para os cidadãos e para a sociedade”. “A parceria com a TIM e a Leonardo fortalece a estratégia da Enel X no Brasil, ampliando sua capacidade de oferecer serviços e produtos inovadores aos seus clientes no mercado brasileiro de energia”, acrescentou Scroffa.
Pelo acordo, cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades fundamentais no âmbito de projetos comuns no campo de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma e-cidade conectada. Mas, acima de tudo, o projeto tem como propósito contribuir de forma eficiente para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos em suas atividades durante todo o dia.
O acordo visa também impulsionar soluções que permitam às cidades, indústrias e residências aumentarem a segurança, fornecendo produtos e serviços que impulsionem a expertise da indústria brasileira. Parte deste projeto é identificar possíveis cidades nas quais o desenvolvimento de projetos pode ser aplicado com a intenção de transformá-las em um “laboratório vivo” para as aplicações tecnológicas mais animadoras e promissoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável na localidade.
Graças a este acordo, uma gama completa de serviços eletrônicos será oferecida: e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Sistemas de energia e inteligência artificial serão aplicados para facilitar a vida dos cidadãos, permitindo que eles vivam a vida cotidiana em completa tranquilidade e segurança, desfrutando de tecnologias de ponta.
Entre as possíveis aplicações desenvolvidas para cidades inteligentes a partir da parceria está a implantação de tecnologias de segurança aos cidadãos, com conectividade e integradas a uma série de sensores inteligentes, como os para medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos. Para empresas e edifícios públicos, a parceria prevê a disseminação do conceito de eficiência energética, por meio o desenvolvimento de soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização. O objetivo é oferecer soluções sustentáveis e inovadoras, proporcionando mais eficiência aos clientes.